Notícias

Brincar em áreas verdes pode turbinar a imunidade infantil, diz estudo

Compartilhe:     |  28 de dezembro de 2020

Brincar em áreas verdes pode turbinar a imunidade infantil. É isso o que diz um estudo recém-publicado pela Universidade de Helsinque (Finlândia). Os cientistas visitaram quatro creches e trocaram o piso dos playgrounds por gramado natural. O objetivo era incentivar brincadeiras na grama e ver como o organismo das crianças respondia aos estímulos desse novo ambiente.

Setenta e cinco alunos, com idade entre 3 e 5 anos, foram selecionados para participar. Os exames de sangue mostraram que, depois de 28 dias do começo do experimento, os pequenos apresentavam muito mais anticorpos. “Queríamos encontrar novos jeitos de ajudar crianças que vivem em áreas urbanas a fortalecer a microbiota [micro-organismos que habitam o organismo]. Descobrimos que brincar em gramados é uma maneira relativamente simples de fazer isso”, disse Aki Sinkkonen, um dos autores.

3 dicas para incluir a natureza na rotina da sua família

O pediatra Cid Pinheiro, do Hospital São Luiz (SP) dá dicas práticas de como ter mais contato com a natureza no dia a dia, mesmo durante a pandemia:

1 – Repense as programações de fim de semana
Se não há áreas verdes próximas à sua casa, tente fazer atividades ao ar livre pelo menos aos sábados e domingos.

2 – Dê um tempo das telas
Em vez de assistir a um filme ou jogar videogame, convide as crianças para uma brincadeira no quintal ou na área de lazer do condomínio. Além de estimular uma atividade diferente, você ainda aproveita para investir em tempo de qualidade com o seu filho.

3 – Visite novos espaços e ambientes
Nem sempre é fácil ter contato diário com a natureza, principalmente para quem mora nas grandes cidades. Visitar bairros e cidades vizinhas que tenham mais áreas verdes pode ser uma saída prática e divertida.



Fonte: Revista Crescer - GIOVANNA FORCIONI



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Receitas de Biscoitos Saudáveis para Cachorros

Leia Mais