Notícias

Butantan está desenvolvendo vacina 100% nacional para COVID-19

Compartilhe:     |  26 de março de 2021

O Instituto Butantan anunciou, na noite desta quinta-feira (25/03), que está desenvolvendo uma vacina 100% nacional contra o COVID-19. Chamada de Butanvac, a vacina está em desenvolvimento desde de março de 2020 e usa a mesma tecnologia utilizada na fabricação da vacina da gripe.

De acordo com o Instituto, que pretende entrar com pedido de autorização de testes junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) hoje (26/03), a vacina já leva em conta a variante brasileira (P1) e pretende desenvolver uma resposta imune mais eficaz do que as vacinas disponíveis atualmente.

Hoje, o Butantan produz, em parceria com a empresa chinesa Sinovac, a CoronaVac, que tem sido usada nas campanhas de vacinação do Ministério da Saúde. Contudo, nessa parceria, o Insumo Farmacêutico Ativo (IFA) é importado da China. Com uma tecnologia totalmente nacional, a expectativa é que o processo de produção seja mais rápido e mais barato, o que aumentaria o acesso às vacinas e aceleraria a vacinação em massa.

A pandemia de COVID-19 chegou a 126 milhões de casos notificados em todo o mundo, com 2,76 milhões de mortes. No Brasil, 12,3 milhões de brasileiros já se infectaram e 303.000 perderam a vida para a doença.



Fonte: Boa saúde - Terra - Instituto Butantan



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Pet diferente: 10 curiosidades sobre coelhos

Leia Mais