Espaço Animal

Cachorro soltando muito pelo – Por que isso acontece e o que fazer

Compartilhe:     |  4 de julho de 2021

Ter um cachorro soltando muito pelo pode ser uma preocupação bem grande dos tutores. Afinal, tudo que acontece de maneira muito abrupta na vida do cãozinho, precisa ser observado de perto. No entanto, nem sempre a queda de pelos simboliza um problema grave e, portanto, se você está preocupado com esta condição, mantenha a calma: pode não ser nada grave.

Porém, é preciso que você leve em consideração, também, outros aspectos que podem, sim, simbolizar algum problema mais grave. Por exemplo, cães que perdem pelo de maneira repentina ou por alguma alergia na pele, precisam ser investigados mais de perto por um veterinário.

E por isso, no texto de hoje, o Portal do Dog vai te levar para conhecer algumas características sobre cães que soltam muitos pelos. Você vai entender quando é grave, quando é normal e o que fazer para evitar.

Vamos lá?

Cachorro soltando muito pelo – Por que isso acontece e o que fazer?

Cachorro soltando muito pelo

Tutora e seu cão – Foto: Freepik

Um cachorro soltando muito pelo pode simbolizar uma série de coisas – inclusive, nada. Afinal, a queda de pelos pode ser normal em várias condições da vida do pet, pois faz parte da vida dele. O que acontece com eles, na maioria das vezes, é uma queda de pelos relacionada a fase da vida ou por uma troca de pelagem.

No entanto, situações complicadas também podem desencadear a queda de pelos, como doenças e alergias. Separamos uma lista de itens que podem identificar a queda de pelos no cãozinho, como:

Falaremos sobre cada uma destas condições a partir de agora. Portanto, continue lendo e aprofunde-se.

cão de gravata

Cão de gravata – Foto: Freepik

Idade do cachorro

A idade do cachorro ou a fase da vida dele, podem ser gatilhos bastante importantes na hora de identificar a queda de pelos. Cães mais velhos geralmente vão ter uma queda de pelos acentuada, pelo envelhecimento dos poros cutâneos.

Basicamente, a pelagem do cachorro passa por três fases bem específicas, como: crescimento, repouso e queda. Estas três fases são muito semelhantes as fases que o cabelo humano também passa e, em algum momento, a queda acontece.

Neste caso, não há preocupações maiores. Pode ser que a queda de pelos está associada, apenas, com a combinação da idade dos folículos e também com a fase de vida do cachorro. Fique tranquilo!

Cachorro soltando muito pelo na estação do ano

Outro fator bastante presente na vida de um cão que está com seus pelos caindo, é a estação do ano. É muito comum que o verão seja uma estação que faça com que os pelos mais velhos sejam trocados por pelos mais novos. Isto acontece justamente porque é a fase mais quente do ano.

No inverno, os pelos do cães tendem a ficar muito mais no corpo deles, porque há, também, uma função de sobrevivência envolvida no processo: No inverno, os pelos são muito importantes para manter o pet aquecido e protegido do frio. Por isso, não estranhe se nas fases de maior calor no ano, seu pet perca pelos.

Estranhe, somente, se esta perda de pelos está associada a outros sintomas – que entenderemos durante este artigo. Portanto, continue lendo.

Fase da vida do cão

Cachorro soltando muito pelo

Cão deitado – Foto: Freepik

Conforme já entendemos anteriormente, um cachorro soltando muito pelo pode ser, também, reflexo da fase da vida dele. De tempos em tempos, há uma troca de pelos que pode resultar em uma queda mais evidente.

Cães mais velhinhos, vão ter uma queda de pelos mais acentuada. Além disso, cadelas no cio ou em fase de gestação, também podem passar por uma mudança brusca nos hormônios e, por isso, podem perder pelos.

Ao se deparar com os pelos do seu cão pela casa e associar isso a fase de vida do dog, as coisas poderão fazer mais sentido. No entanto, é fundamental, sempre, buscar orientação veterinária. Relate todos os acontecimentos para que o diagnóstico seja exclusivamente técnico, ok?

Excesso de pelos

Outro fator que faz um cachorro soltar muito pelo, é a quantidade de pelos no corpo. Tendencialmente, um cachorro que tem muitos pelos, vai perder mais pelos do que um cachorro que tem menos pelos. Ou seja, estatisticamente, há uma maior incidência em pelos pela casa para aquelas raças peludas.

Ter um cachorro em casa é, também, conviver com os pelos do animal pelos ambientes. Se os pelos forem escuros e o piso for claro, os pelos serão muito evidentes. E isto poderá criar uma sensação de que o dog está perdendo muitos pelos – quando na verdade, os pelos apenas estão em muita evidência.

Doenças de pele

E por fim, não podemos deixar de mencionar aquelas situações graves e que também deixam um cachorro soltando muito pelo. As doenças de pele podem facilmente proporcionar a queda dos pelos e, por isso, ajuda veterinária é bem-vinda.

Por exemplo, as dermatites caninas são comuns em cães e elas podem, consequentemente, proporcionar a queda dos pelos. Neste caso, será evidente, inclusive, a falta de pelos na região da dermatite. Procure tratamentos adequados para isso. Inclusive, já falamos sobre o assunto neste artigo aqui: Dermatite em cães.

Existem raças de cachorro que soltam mais pelos do que outras?

Cachorro soltando muito pelo

Cão iluminado – Foto: Freepik

Com certeza. Um cachorro soltando muito pelo tem relação direta com o estilo de vida dele. Mas, também, tem relação direta com a raça em si. Aquelas raças de cachorros mais peludos, conforme entendemos anteriormente, têm uma maior tendência em perder pelos. Mas isto não significa que as raças com pelos baixinhos não percam pelos.

Veja uma lista de raças de cachorro que soltam muito pelo:

Se você tem ou está pensando em adotar alguma dessas raças, saiba que a convivência com pelos dentro de casa será bem comum. No entanto, não há como fugir disso em nenhuma raça: afinal, cães naturalmente perdem pelos e os tutores precisam conviver com isso.

Cachorro soltando muito pelo por algum problema de saúde

Quando um cachorro soltando muito pelo pode ser um problema? Basicamente, quando a queda de pelos tem relação direta com algum problema de saúde ou distúrbio alimentar. Neste caso, o tutor precisa procurar um veterinário o quanto antes para buscar um diagnóstico preciso e, então, tratar o dog.

É difícil saber quando o cão está perdendo pelo por algum problema de saúde – salvo aqueles problemas evidentes, como as dermatites. Por isso, é muito importante fazer consultas de rotina para que o veterinário possa examinar o dog e, assim, oferecer uma prevenção adequada.

Entre alguns problemas de saúde que podem fazer o cachorro perder pelos, estão estes aqui:

Não se preocupe. Falaremos mais sobre cada um destes problemas a partir de agora, para que você possa saber tudo sobre o assunto e cuidar bem do seu doguinho. Continue lendo.

Cachorro soltando muito pelo

Tutora e seu cão – Foto: Freepik

Cachorro soltando muito pelo por estresse e ansiedade

Pode não parecer, mas um dos problemas mais comuns na vida daqueles cães que estão perdendo muitos pelos, são os problemas psicológicos. Sim, a saúde mental dos cachorros é importante e faz toda a diferença para que a saúde física deles possa estar em dia.

estresse a as questões de ansiedade, infelizmente, podem afetar negativamente os cachorros. E uma destas consequências, é justamente a queda de pelos.

Por isso, é fundamental que você ofereça um convívio harmônico, equilibrado e com exercícios diversos para que o cão não seja estressado e ansioso.

Um dos motivos mais comuns da geração de ansiedade nos cães, é a falta de limite e falta de liderança. Os cães gostam de serem liderados. Quando não sentem isso, eles ficam ansiosos, achando que precisam proteger a comida, a cama, a casa e tudo mais. E uma das consequências disso, claro, pode ser a queda de pelos pela casa.

Leia mais sobre ansiedade, aqui: Cachorro tem ansiedade? Entenda tudo sobre o assunto!

Bactérias, fungos e parasitas

Outro fator de saúde que pode deixar um cachorro soltando muito pelo, é a concentração de fungos, bactérias e parasitas no organismo ou nos pelos do animal.

Por exemplo, as pulgas podem fazer com que o cão tenha uma coceira tão grande, que os pelos vão cair pela casa. Além disso, bactérias podem afetar o organismo do cão e provocar, desta forma, algum distúrbio que tenha reflexo na pelagem do animal.

Isto se previne com vacinas, alimentação saudável, vermífugos e demais artifícios de prevenção. O diagnóstico precisa ser veterinário e o quanto antes – caso contrário, o dog pode entrar em estágios avançados de um problema.

Consultas rotineiras sempre vão ajudar a identificar doenças, lembre-se disso!

Cachorro soltando muito pelo por alergias diversas

Cachorro soltando muito pelo

Cão feliz – Foto: Freepik

As alergias caninas também entram na lista de fatores que podem fazer o cachorro soltar muitos pelos pela casa. E infelizmente, o cão pode desenvolver alergias dos mais diversos níveis e origens, pois o grau da alergia sempre vai depender da anatomia individual do cachorro.

No entanto, sempre há aquelas situações que vão provocar reações negativas no dog, como alguns tipos de comida, pólen de flores, picadas de insetos e outras coisas. Portanto, é muito importante que você considere, sempre, cuidar destes aspectos para que haja um controle maior sobre a queda de pelos.

Por exemplo, se você cuidar para que o cão não se contamine com alimentos, insetos e outras coisas tóxicas, você já sabe que a queda de pelos dificilmente vai ser por este motivo.

Deficiência alimentar

E por fim, outro problema de saúde que vai causar a queda dos pelos do cachorro, é a deficiência alimentar. Ou seja, a falta de nutrientes e vitaminas que ajudam a manter os pelos do dog saudáveis.

Sim, se você quer ter um cão saudável em casa, precisa cuidar da alimentação dele como se fosse a sua. Afinal, o cão deve receber rações nutritivas, adequadas para a idade dele e, acima de tudo: em quantidades certas.

Se houver um excesso ou defasagem de alimentação na rotina do cão, ele poderá desenvolver problemas de saúde em que as consequências podem ser a queda exacerbada de pelos pela casa. Fique atento a isto!

O que fazer com cachorro soltando muito pelo?

cão deitado

Cão deitado – Foto: Freepik

Se você tem um cachorro soltando muito pelo em casa, é preciso tomar alguma precaução para ajudá-lo. Só que antes de mais nada, é preciso entender se esta queda é realmente um problema de saúde. Afinal, conforme entendemos até aqui, pode ser apenas um período de troca de pelos – e está tudo certo com isso.

Mas para problemas de saúde, você deverá cuidar do seu dog. Veja algumas dicas:

Entenda mais a seguir.

Promova a saúde alimentar do cão

A gente é o que a gente come. Você certamente já ouviu esta frase antes, certo? Pois bem, com os cães, o mesmo acontece. Afinal, a gente precisa prover uma boa alimentação para eles de forma a garantir a saúde do animal em todas as outras esferas.

Cuidado com calorias, nutrientes, vitaminas, quantidades e tipos de ração.

Leve o cão para praticar exercícios físicos

O seu cachorro precisa praticar exercícios físicos com regularidade. Isto vai fazê-lo gastar energia e, portanto, ser um cão muito mais saudável. Leve-o com regularidade para passear ou gaste a energia dele em casa, com brincadeiras divertidas.

Faça a vermifugação e vacinas com regularidade

Vermifugação e vacinas são indispensáveis na vida de qualquer cachorro. Elas protegem, geram saúde e, consequentemente, proporcionam bem-estar e qualidade de vida para o dog.

Banho e tosa podem ajudar

O banho e tosa podem ajudar a fazer o seu cão ter menos queda de pelos. Mas cuidado: banho em excesso pode trazer alergias e dermatites para o cão. Equilíbrio, sempre.

Cuide do seu dog!



Fonte: Portal do Dog - por Camila Da Silva



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Como não repreender seu cachorro – Dicas de cuidados e educação

Leia Mais