Notícias

Calculadora online mostra o impacto individual do consumo de carne

Compartilhe:     |  5 de fevereiro de 2020

Muito se fala do impacto negativo da produção de proteína animal para o meio ambiente e da importância de se adotar dietas com menos carne. O movimento #segundasemcarne é um exemplo de iniciativas que buscam promover uma mudança na alimentação como forma de diminuir a nossa pegada ambiental.

Neste cenário, uma calculadora virtual pode ajudar a comprovar o resultado negativo da dieta individual incluindo o consumo de proteína animal.

Criada por Hanna Pamuła, para o projeto The Omni Calculator, a calculadora permite que os internautas coloquem em uma tabela a quantidade de carne que consomem por dia, por semana ou por mês.

As porções de proteína animal são divididas entre bovinos, suínos, ovinos, aves,  e peixes. Ao final, é feito o cálculo do impacto gerado pela dieta individual – este impacto pode ser calculado por semana, mês ou ano.

Exemplo de dieta com consumo de carne

Por exemplo, uma dieta semanal de 5 porções de frango, 4 porções de carne vermelha, 1 porção de carne suína e 2 porções de peixe emite, por mês, 160kg de CO₂ ( o equivalente a uma viagem de 641kms num carro de passeio) e consome 35 mil litros de água na produção de proteína (água equivalente ao consumo anual de 32 pessoas).

Para compensar esta emissão de gases do efeito estufa seriam necessário o plantio de 87 árvores, de acordo com a calculadora.

Hanna explica que para desenvolver a calculadora, ela participou de pesquisas com a Dra. Aleksandra Zajac. “Os resultados mostram os benefícios de se reduzir o consume de proteina animal para o meio ambiente e para a saúde. Comer um bife por semana por um ano consome a mesma quantidade de 62 pessoas precisam anualmente”, atesta ela.

Exemplo de cálculo de impacto ambiental gerado por uma dieta com proteína animal.

Calcule o impacto da sua dieta

A calculadora, disponível apenas em inglês, traz ainda uma série de informações sobre as fontes de emissão de gases do efeito estufa, os efeitos do consumo de carne para a saúde, o uso de terras e outras formas de poluição ligadas à produção pecuária.

A base usada para os cálculos vem de estudos que avaliaram mais de 1,5 mil ciclos de vida e consolidara, dados de 38 mil fazendas em 120 países diferentes.

Para calcular o impacto da sua dieta, clique aqui.



Fonte: CicloVivo - Natasha Olsen



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

PETA quer banir o uso do termo “animal de estimação” por ser depreciativo para os animais

Leia Mais