Trilhas da Paraíba

‘Caminhos dos filhos ilustres’ levam turistas a Umbuzeiro

Compartilhe:     |  22 de agosto de 2020

Berço de grandes personalidades paraibanas, município tem usado a força da cultura para fomentar o turismo

O fortalecimento da cultura é um dos pilares para o fomento ao turismo no município de Umbuzeiro, que é nacionalmente reconhecido no meio agropecuário pelo desenvolvimento e produção do gado Gir, na Estação Experimental João Pessoa, administrada pela Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária da Paraíba (Emepa). A boa malha rodoviária proporcionou ao município estudos para viabilizar o turismo ecológico aproveitando o potencial local.

“Nós temos aqui, em Umbuzeiro, o lado histórico cultural, onde nasceram grandes personalidades de importância para história do nosso país, a exemplo de João Pessoa, EpitácioPessoa, Assis Chateaubriand, o médico Napoleão Laureano, entre outros, e nós estamos investindo nesse resgate”, comenta o prefeito José Nivaldo.

Com a coordenação da secretária de Cultura e Turismo do município, a historiadora Ana Márcia, foi montada uma equipe para incluir Umbuzeiro no calendário turístico cultural do Estado da Paraíba e no Fórum do Turismo do Turismo do Vale do Paraíba.

O município foi integrado ao roteiro turístico “Caminhos Vale do Paraíba”, cujo objetivo é oferecer aos próprios paraibanos e aos turistas a cultura local, bem como o turismo de aventura existente nos municípios que fazem parte do Vale do Paraíba.

Como Umbuzeiro se destaca por causa dos filhos ilustres, o roteiro local recebeu o nome de “Os Caminhos dos Filhos Ilustres”. “O nosso interesse é resgatar as tradições e fazer com que o município cresça, resgatando o nosso Centro Histórico com bela arquitetura, a exemplo também do prédio da Igreja Matriz Nossa Senhora do Livramento; restaurar as três praças existentes; e mostrar as belezas e a importância histórica que Umbuzeiro tem para Paraíba”, destaca o prefeito.

Para não perder o foco no fortalecimento da cultura durante a pandemia causada pelo covid-19, a prefeitura realizou um São João diferente esse ano intitulado de “Arraiá Virtuá de Umbuzeiro 2020”, realizado durante cinco horas de live show com artistas da terra, alcançando mais de 26 mil visualizações. Além do Circuito Junino do CRAS que percorreu as ruas da cidade aquecendo o coração das pessoas com um forró pé de serra, muita cultura e alegria.

A equipe envolvida no novo roteiro já vem trabalhando nas demais manifestações artísticas existentes, a exemplo do Carnaval, que é uma tradição local. “Nós já montamos a Feira do Artesanato, Gastronomia e Produtos Orgânicos, que acontece sempre na primeira sexta-feira do mês, estruturamos o Carnaval, grupo do coco de roda, festa da padroeira e vamos resgatar o nosso Centro Histórico”, explicou Ana Márcia.

História

“Os Caminhos dos Filhos Ilustres” proporciona aos turistas uma viagem ao tempo no patrimônio arquitetônico existente no Centro Histórico, que possui casarios muito bem preservados, bem como a Estação Experimental João Pessoa, onde há uma jurema gigante, árvore centenária; a casa onde residiu Epitácio Pessoa; a casa onde nasceu João Pessoa e hoje é um museu; a casa onde nasceu Assis Chateaubriand; e a sede da Prefeitura Municipal, inaugurado por Assis Chateaubriand em 1951, onde funcionava o Posto de Puericultura.

Casa onde nasceu João Pessoa é hoje um importante museu da cidade

Religião

O turismo religioso também é forte no município, a começar pela beleza arquitetônica e muito bem preservada do prédio da Igreja Matriz Nossa Senhora do Livramento. No período de 21 a 31 de outubro, se realiza a tradicional festa da padroeira do município, Nossa Senhora do Livramento, com uma vasta programação na sede da paróquia.

Outro ponto forte no turismo religioso é a festa de Nossa Senhora da Conceição, padroeira do Distrito de Mata Virgem, cuja programação conta com uma procissão a luz de velas, levando a imagem da santa até a Igreja de Nossa Senhora da Conceição.

Uma jurema gigante, centenária, no terreno da Estação Experimental João Pessoa, chama a atenção e encanta moradores e visitantes de Umbuzeiro

Gastronomia

A degustação do queijo de coalho, bastante conhecido na região pela sua qualidade, também faz parte do roteiro “Os Caminhos dos Filhos Ilustres”. O município também dispõe de bons restaurantes e de dois meios de hospedagem muito bem localizados.

A Pousada Avenida Drink possui quatro apartamentos mobiliados com dois quartos, 6 flats e 5 suítes. As informações podem ser obtidas pelos telefones (83) 3395-1075 ou 98143-5346. Já o Restaurante e Pousada Sol Nascente tem acomodações para 35 pessoas, com ar condicionado, TV e direito ao café da manhã. Informações (83) 98105-3495.

Mercado Público Municipal

A sede da prefeitura, inaugurada por Assis Chateaubriand em 1951, é parte do casario histórico, importante atração turística do município

O município preserva a casa onde residiu Epitácio Pessoa, paraibano que assumiu a Presidência da República entre os anos de 1919 e 1922



Fonte: A União - Teresa Duarte



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Aromaterapia para cães tem vantagens, mas exige conhecimento

Leia Mais