Notícias

Campanha da Fraternidade 2016 vai abordar a preocupação com o meio ambiente

Compartilhe:     |  6 de fevereiro de 2016
Com o foco no meio ambiente, a Arquidiocese de Manaus divulgou, na última segunda-feira (1), “Casa Comum, Nossa responsabilidade” como o tema da 4ª Campanha da Fraternidade Ecumênica de 2016. O tema é uma escolha nacional do Conselho Nacional das Igrejas Cristãs e terá lançamento oficial na capital na próxima quarta-feira de cinzas, dia 10 deste mês.
O arcebispo da capital, Dom Sérgio Castriani, destaca que a situação dos igarapés da capital refletem a urgência de abordar se acordar o tema. ” A morte dos igarapés já é um crime contra a natureza e é falta de saneamento básico porque significa que o lixo está sendo jogado no igarapé que o esgoto não está sendo trato, então só isso já mostra a urgência do tema”, afirmou o arcebispo.
Esta edição também age como forma de pressionar os órgãos públicos para mais trabalhos em saneamento básico. ” Não é possível aos indivíduos fazerem isso, é o poder publico que precisa fazer, investimento pesado e necessário. É política pública, porém acho  que são poucas cidades do Brasil que estão tendo saneamento básico”, completou.
O engajamento com questões ecológicas foi o tema da encíclica, carta circular, redigida pelo Papa Francisco. Dom Sérgio cita que os cuidados com o meio ambiente criam um tópico transversal. “Ela (a encíclica) fala sobre a conversão ecológica.  É um momento crucial da história da humanidade”, afirmou.
O coordenador da Pastoral Arquidiocese de Manaus, padre Geraldo Bendaham, afirma, conforme o texto base da Campanha, que mais de 100 milhões de pessoas no País ainda não possuem coleta de esgoto e que apenas 39% destes esgotos são tratados.
O lançamento da campanha acontece às 8h no próximo dia 10 deste mês, na Praça do Prosamim no Bairro Santo Antônio, zona Centro- Oeste. A expectativa é de mil pessoas, entre fiéis e liderança participem da celebração, de acordo com o Arcebispo. Ao todo, 85 paróquias  e áreas missionárias em Manaus participam da Campanha da Fraternidade.


Fonte: D24 am



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Aromaterapia para cães tem vantagens, mas exige conhecimento

Leia Mais