Notícias

Campanha das Nações Unidas pede delivery sem plástico descartável

Compartilhe:     |  14 de dezembro de 2020

Com a pandemia e o isolamento social, 2020 foi um ano de muitos pedidos de comida por delivery no Brasil e no mundo. A startup Mobills Labs fez uma pesquisa e constatou um aumento de 103% com aplicativos de comida apenas no primeiro semestre do ano. E, com o delivery, aumentou também o consumo de plásticos descartáveis. Na cidade de São Paulo, por exemplo, o volume da coleta seletiva subiu 35% durante o período de isolamento social.

Para combater este problema, a Campanha Mares Limpos, do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), lançou no dia 8 de dezembro de 2020 mobilização #DeLivreDePlástico, que convida a sociedade a demandar protagonismo dos aplicativos UberEats e iFood na transição para entregas livres de plástico descartável.

Foto: Robert Anash | Unsplash

Plástico no Brasil

O Brasil é o 4º produtor de plásticos do mundo e só recicla 1,28% do total produzido, segundo dados da ONG WWF e do Banco Mundial. Além disso, estima-se que cada pessoa ingere por semana 5g de microplásticos, que invadem a cadeia alimentar.

“Pedir comida por aplicativo é sempre aquela surpresa: a gente nunca sabe se vai ser agraciado com um monte de embalagens de plástico. E como só 1,28% do plástico é reciclado no Brasil, sabemos que esse plástico, que leva até 500 anos para se decompor, vai parar em aterros sanitários e, muitas vezes, chega ao mar, contaminando as águas e entrando na cadeia alimentar”, explica Vitor Leal Pinheiro do PNUMA, responsável pela campanha.

poluição por plástico oceanos
Foto: iStock

“Se Cabral tivesse trazido comida embalada em plástico, a gente ainda encontraria as evidências no litoral da Bahia. Precisamos de uma ação imediata dos aplicativos se queremos combater a previsão de que teremos mais plástico do que peixes no oceano em 30 anos.”

Papel dos consumidores

De acordo com Pinheiro, a #DeLivreDePlástico quer mobilizar consumidores, que já buscavam por mudança, a pedir entregas sem plásticos aos apps de delivery, além de estimular o compartilhamento das boas práticas dos restaurantes que já entregam de formas mais sustentáveis.

Nesse cenário, os aplicativos de entrega de comida podem ser grandes aliados. “Vimos o consumo migrar das compras presenciais para a internet, o que demanda que os produtos e alimentos sejam entregues na casa das pessoas, sem que elas possam decidir como essa entrega é feita. Essa mudança veio para ficar e o compromisso dos aplicativos de entrega é fundamental para revertemos a tendência de intensificação do uso único de plásticos, que são utilizados uma vez e descartados, mas ficam centenas de anos no meio ambiente”, conclui Pinheiro.

delivery plástico
Foto: pxhere

Mobilização

O PNUMA enviou comunicação aos principais aplicativos de entrega de comida convidando-os a se comprometerem com a mudança para um serviço sem plásticos descartáveis. O documento explica os impactos causados pelos plásticos de uso único e propõe ações para endereçar a questão.

Algumas das medidas sugeridas são:

Organizações, personalidades e movimentos parceiros também foram chamados para juntar forças à iniciativa. A família Schurmann, Fê Cortez e Mateus Solano já fazem parte dessa mobilização, junto com o Idec, Oceana, YouthClimateLeaders, Fridays for Future, Liga das Mulheres pelo Oceano, Instituto Lixo Zero, Instituto Alana, Uma Gota no Oceano, Instituto EcoSurf, Route Brasil, Grupo Cataratas, Casa Causa, entre outros.

Foto: Kelly Sikkema | Unsplash

COMO PARTICIPAR?

Consumidores e usuários de aplicativos podem participar por meio de suas redes sociais. Para apoiar a campanha, basta postar a comida que recebeu pelo delivery com as hashtags #DeLivreDePlástico e #QueroComidaSemPlástico, marcando o aplicativo que realizou a entrega e o perfil oficial do PNUMA, @unep_pt no Instagram e Twitter ou @unep.pt no Facebook.

Para mais informações, acesse o site do PNUMA aqui.



Fonte: CicloVivo



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Receitas de Biscoitos Saudáveis para Cachorros

Leia Mais