Notícias

Campanha Zero Descartável chama a atenção para a redução dos plásticos de uso único

Compartilhe:     |  23 de julho de 2020

“Descascar mais e desembalar menos”. Uma máxima que costuma ser usada quando o assunto é alimentação saudável e geração de lixo vai nortear o tema da terceira semana do Desafio Zero Descartável, que faz parte da mobilização mundial #JulhoSemPlástico.

Na terceira semana do mês, a Liga Zero Descartável, responsável pela campanha brasileira, vai mostrar como reduzir o uso de plásticos na cozinha, como aproveitar integralmente os alimentos, como evitar desperdícios e como reutilizar os chamados resíduos orgânicos.

“Nesta semana, vamos falar bastante de compostagem e alimentação consciente. Justamente porque esses temas têm tudo a ver com a geração de lixo na cozinha, especialmente plásticos. Quando entendemos que é possível comer melhor e de forma mais natural, reduzimos o consumo de industrializados que, em geral, são comercializados em embalagens plásticas descartáveis”, explica Arthur Rancatti, da Rastro Sustentabilidade e integrante da Liga.

Desde o dia 1º de julho, várias marcas e instituições se uniram para abordar o problema da poluição por plástico, especialmente os de uso único, apontando soluções e compartilhando dicas com internautas. Neste ano, a Liga propôs um desafio principal para quem também se preocupa com o assunto: ver o quanto e que tipos de plásticos cada um produz em casa.

Chamado de Plástico Social, o desafio consiste em armazenar todo resíduo plástico usado durante este mês e depois verificar o que pode ser evitado ou substituído e como encaminhar corretamente os que resíduos realmente recicláveis.

“Mais do que estimular novos hábitos, que é nosso foco nessa campanha, a gente quer promover a conscientização de que é possível viver com menos plásticos”, reforça a CEO da Beegreen – Sustentabilidade Urbana, Jessica Pertile.

Programação de lives

Imagem: Pixabay

Para ajudar os participantes no Desafio, a Liga vai vem disponibilizando conteúdos diversos nas redes sociais, com temas que serão trabalhados em cada semana. Nesta semana, dentro do tema Alimentação e Compostagem, o público poderá acompanhar informações nos perfis das marcas participantes (veja abaixo) e assistir a lives especiais no Instagram sobre o assunto.

Mais informações podem ser obtidas no site da campanha ou no perfil da Liga Zero Descartável no Instagram, onde estão gravadas todas as lives realizadas neste mês.



Fonte: CicloVivo - Natasha Olsen



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Doação de sangue em animais: como funciona e os requisitos para um animal ser doador

Leia Mais