Notícias

Canadá está perto de proibir o comércio de barbatanas de tubarão

Compartilhe:     |  27 de fevereiro de 2019

O decreto S-238 foi apresentado de Fin Donnelly e propõe emendar a Lei de Pesca e a Lei de Proteção e Regulamentação de Animais e Plantas Selvagens e Comércio Internacional (importação e exportação de tubarão) de barbatanas de tubarão.

“Tenho a honra de patrocinar Bill S-238, que propõe a proibição da importação e exportação de barbatanas de tubarão. Esta legislação foi aprovada no Senado no final do ano passado e agora deve ser revista na Câmara”, disse Donnelly.

O projeto foi introduzido pelo senador Michael MacDonald em 2017 e aprovado por uma margem esmagadora pelo Senado no final de outubro de 2018.

Conservacionistas, cientistas marinhos, defensores do bem-estar animal e a família do cineasta Rob Stewart estão pedindo ao governo federal que aprove o projeto com urgência.

“Desde 2011, cinco leis federais de membros privados foram introduzidas para banir o comércio de barbatanas de tubarão; nos últimos oito anos, quase um bilhão de tubarões foram massacrados e mortos por suas barbatanas”, disse Julie MacInnes, Gerente de Campanha para a Vida Selvagem da Humane Society International / Canadá , em um comunicado.

Os tubarões e os ecossistemas oceânicos que dependem deles não têm outra eleição para esperar. Estamos pedindo aos MPs que apoiem o S-238 e parem com essa prática destrutiva de uma vez por todas”.

Como observado pela organização, cortar a barbatana de um tubarão e descartar o animal no mar para morrer de forma lenta e dolorosa é uma prática excepcionalmente cruel e ecologicamente imprudente que coloca ecossistemas oceânicos inteiros em risco.

Mais de 70 milhões de tubarões são mortos a cada ano por suas barbatanas. Desde 2011, foram introduzidas cinco projetos de membros privados que proibiriam o comércio de barbatanas de tubarão.



Fonte: Anda



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Cadela cega explorada para reprodução é salva e se torna amiga de menino com deficiência

Leia Mais