Projetos Ambientais

Canto Vivo

Compartilhe:     |  29 de junho de 2019

Logo marca Canto Vivo, a ONG ambientalista do Brasil para reflorestamento da Mata Atlatica. É um instituto para millennials que nao ficam sentados esperando que o mundo mude, é para os que lutam pela natureza e faz a Revolução verde com açoes sustentaveis e responsaveis com o planeta e a naturezaFomos semente. Idéia nascida de Cristiane Nogueira, diretora da Canto Vivo, somos uma organização não governamental sem fins lucrativos que busca revolucionar a forma de pensar o meio ambiente. Inicialmente, em 2001, a ONG trabalhava com a reprodução e soltura de aves silvestres nas matas sergipanas. A ação se mostrou ineficaz devido à crescente destruição do habitat natural dos pássaros. Uma idéia levou a outra. A Canto Vivo voltou seus esforços para a recuperação e preservação da vegetação local.

Brotamos. Realizamos nossos primeiros projetos em Sergipe: reprodução e distribuição de mudas e sementes; ações de conscientização em escolas e comunidades; oficinas de reciclagem; reflorestamento de áreas desmatadas. A Revolução começava.

Crescemos. A ideia se espalhou. Voluntários e parceiros aderiram aos projetos da Canto Vivo. As fronteiras do estado se abriram e ações foram desenvolvidas em Alagoas e Bahia. O número de sementes distribuídas aumentou.

Demos frutos. Conseguimos reflorestar a serra de São José dos Montes, em Campo do Brito. Já plantamos mais de 1.000.000 mudas, diversificadas em 110 espécies. Realizamos ações de conscientização com cerca de 3.000 crianças. Distribuímos mais de 400.000 sementes por ano.

O ciclo promovido pelo Instituto Canto Vivo continua. Seguimos crescendo. Vamos espalhando a Revolução.

Nossa Missão

Semear uma forma revolucionária de pensar o meio ambiente, associando-o a qualidade de vida e inclusão social, mediante a realização de projetos educacionais e ambientais voltados para a preservação vegetal de forma sustentável e participativa.

Os Projetos

Reflorestamento

Conscientização

Buscamos preservar e multiplicar o que resta da Mata Atlântica através do reflorestamento de áreas desmatadas e da arborização urbana. Com as árvores, trazemos qualidade de vida, equilíbrio ambiental e desenvolvimento sustentável. Queremos o verde de volta.

Acreditamos nas novas gerações. Elas cuidarão do que seus predecessores não cuidaram. Por isso, gostamos de interagir diretamente com os jovens, realizando trabalhos de conscientização nas escolas e nas ruas. Desenvolvemos projetos educacionais com o intuito de gerar impacto, ensinando como cuidar do planeta.

Distribuição de Sementes

Durante o verão, os voluntários do Canto Vivo realizam a coleta de diversas sementes pelas trilhas da mata sergipana. Grande parte dessas sementes são usadas na produção de mudas enquanto a outra é distribuída para a população e organizações. Milhares de sementes são doadas por ano. Assim, plantamos não somente árvores como também mudanças.

Inclusão Verde

A inclusão social é um agente de mudança ecológica. Se o potencial da força de trabalho excluída é combinado a cuidados com o meio ambiente, ele trará grandes resultados, produzindo a baixo custo, reduzindo problemas sociais e ambientais, gerando recursos e oportunidades.

Reutilização e reciclagem

O consumo excessivo e a consequente produção de lixo geram um grande impacto ambiental. Para reduzi-lo, coletamos material reciclável que pode ser reutilizado de diversas formas. Nossos reciclados são vendidos na Ecoloja a fim de angariar recursos para novos projetos ambientais. Além disso, desenvolvemos oficinas de reciclagem, mostrando às pessoas como dar uma nova vida ao que parece inutilizável.

Estamos mudando o mundo

Reflorestamento da Serra de São José

A serra de São José, localizada próximo à cidade sergipana de Campo do Brito, sofreu uma queimada há 10 anos. Desde então, a natureza do local ficou incapacitada de se recuperar por conta própria.

Em parceria com o programa federal Pró-Jovem Cidadão e o grupo Zons, fizemos o reflorestamento da área. A recuperação da Serra de São José trará muitos benefícios não somente à fauna e flora local como também à cidade de Campo do Brito e seus cidadãos, atraindo turistas e oferecendo maiores possibilidades de trabalho dentro do ramo turístico e hoteleiro.

Após 10 anos de ações anuais de reflorestamento, a vegetação da Serra de São José pôde ser resgatada. Hoje, o trabalho continua para sua manutenção e preservação.  Mais do que a recuperação da área, o projeto tem como objetivo o ensino do processo de reflorestamento aos jovens.

Uma Floresta na Cidade

Há 3 anos, realizamos distribuição de sementes no Dia da Árvore, 21 de setembro. O objetivo é dar à população condições de contribuir com a arborização de suas cidades e conscientizar as pessoas acerca dos benefícios trazidos por um espaço público repleto de árvores.

Em 2014, foram distribuídas 70.000 sementes em 7 cidades: Aracaju, Estância, Propriá, Itabaiana, Salvador, Maceió e Recife. As espécies de sementes oferecidas são resistentes ao meio urbano e podem ser facilmente plantadas, como urucum, aroeira vermelha, falso pau-brasil e ipê amarelo de jardim.

Dessa forma, pretendemos trazer uma floresta para as cidades.

Reutilização e reciclagem

Muitas pessoas não sabem como reciclar ou acreditam que seja algo complicado de fazer. Queremos mudar isso, mostrar às pessoas a viabilidade e aplicabilidade da reciclagem no nosso dia-a-dia. Por isso, ministramos oficinas de reutilização de materiais, ensinando a fazer algo novo de um produto velho.

Oferecemos 4 tipos de oficinas:

– Como fazer mini-hortas com garrafas PET

– Reutilização de cds e dvds para porta-copos

– Como criar bolsas e porta-moedas com caixas de leite e suco

– Criação de produtos de decoração a partir de material reciclável

Palestras em escolas

Para que a preservação ambiental se torne um compromisso da sociedade é necessário educar as novas gerações. Dessa forma, procuramos mobilizar e incentivar os jovens a manterem uma relação saudável com o meio ambiente. As escolas abrem suas portas e nos convidam a falar com os estudantes, a explicar a importância da arborização, da conservação da natureza e da mudança de hábitos para gerar menos impacto ambiental.

Plantio de mudas

A verdadeira importância da natureza é compreendida quanto temos contato com ela. Por isso, buscamos envolver as pessoas no processo de plantio e cuidado de mudas em escolas, praças e comunidades. Assim, se acompanha de perto o crescimento de uma árvore, atentando para seus benefícios e suas necessidades. Queremos que o ser humano e o meio ambiente



Fonte:



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

5 coisas horríveis que você não sabia que aranhas podem fazer com você

Leia Mais