Notícias

Carnívoros por excelência? Não! Pesquisa revela que lobos comem e alimentam seus filhotes com frutas

Compartilhe:     |  29 de julho de 2020

Uma curiosidade sobre os lobos vem da observação de um biólogo chamado Austin Homkes, da Universidade de Marquette, Michigan, que trabalha no Projeto Voyageurs Wolf Project que estuda lobos desde 2015.

O fato curioso em questão, tem relação com a alimentação dos lobos. Através de pesquisa e observação, este cientista, juntamente com sua equipe, descobriu algo até então desconhecido: lobos se alimentam de mirtilos, uma frutinha azul, considerada um superalimento para os humanos, porque possui grande quantidade de antixoxidantes.

Essa descoberta desmistifica assim a ideia que o lobo é extremamente carnívoro, como se pensava até então.

O estudo

Para chegar a essa descoberta, foi colocada um coleira com GPS em um jovem lobo de 1 ano, através da qual foi possível localizar e flagrar imagens dele em um prado, na época do Verão, nos arredores do Parque Nacional Voyageurs, no norte de Minnesota.

O biólogo Austin Homkes, que já estudava os hábitos predatórios e alimentares desses animais, pensou que o lobo estivesse indo para um lugar onde havia uma presa mas, para surpresa do cientista, o animal foi parar em um local onde lobos adultos estavam reunidos com seus filhotes e aparentemente alimentando-os porque, à distância, o biólogo viu vários filhotes em torno de um lobo adulto, lambendo a boca do animal.

O curioso foi que esse comportamento dos filhotes se somou ao regurgitamento do alimento pelo lobo adulto e, ao mesmo tempo, dos lobinhos se alimentando do alimento regurgitado.

Depois que os lobos se afastaram do local, Austin Homkes se aproximou e viu através dos resíduos caídos, que o alimento regurgitado da boca do lobo eram bagas mastigadas de mirtilos.

A pré-mastigação e o regurgitação de alimentos não é uma surpresa e faz parte dos hábitos alimentares de muitas espécies e, no caso específico do lobo, pode ser que seja possível ele fazer isso para suprir a sua alimentação e a dos filhotes, principalmente, se a caça não for bem sucedida ou faltar alimentos.

Antes dessa pesquisa, os cientistas pensavam que os filhotes mastigavam por si próprios os mirtilos e foi uma novidade saber essa forma de os lobinhos consumirem a fruta.

Vídeo
Este vídeo mostra o lobo comendo mirtilos, e as bagas das frutas regurgitadas sendo servidas de alimentos para os filhotes.

Resultados da pesquisa

Os resultados de todo esse estudo foram publicados no Wildlife Society Bulletin e fazem parte do campo de estudos do Projeto Voyageurs Wolf.

Além dessa filmagem, a equipe da Voyageurs Wolf Project conseguiu alguns clipes de lobos comendo outros tipos de bagas ou frutas.

Toda essa observação sugere que as bagas de frutas podem ser uma fonte alimentar a mais para os lobos nos ecossistemas boreais, o que não era cogitado anteriormente. Mas há necessidade de mais estudos para se chegar a informações complementares.



Fonte: GreenMe



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

“Comida de humanos” pode até matar os pets! Veja os riscos dessa prática

Leia Mais