Notícias

Carrefour implanta coleta de máscaras e luvas descartáveis para destinação correta e segura

Compartilhe:     |  20 de outubro de 2020

O Carrefour está coletando equipamentos de proteção individual (EPIs) usados para prevenção ao novo coronavírus. O projeto foi iniciado há um mês no hipermercado Pamplona, nos Jardins, e foi estendido recentemente para as unidades de Pinheiros e Osasco – todas no estado de São Paulo.

Máscaras de proteção facial, luvas descartáveis, papel toalha – empregados com álcool na higienização de itens pessoais ou da operação das lojas – podem agora ser descartados em barricas de papelão.

As caixas de coleta podem ser usadas pelos clientes e funcionários da empresa.

Aumento de lixo descartável

Além das compras online e de refeições por delivery terem aumentado durante a pandemia, o lixo hospitalar subiu 20% só no mês de junho. Dados da Associação de Empresas de Limpeza Pública (Abrelpe) apontam que a geração média de lixo por pessoa infectada e internada para tratamento de Covid-19 é de 7,5 quilos por dia.

O aumento de geração de lixo não foi seguido de políticas de reciclagem. E o impacto é imenso. Para se ter uma ideia, a degradação de uma máscara descartável pode levar até 450 anos para se decompor.

“É importante lidarmos com os resíduos da pandemia. Essa nova coleta atende ao cenário atual e integra nosso pilar de economia circular e gestão de resíduos”, avalia Lucio Vicente, Head de sustentabilidade do Grupo Carrefour Brasil.

“O objetivo é preservar profissionais que trabalham diretamente nos processos de coleta de resíduos e evitar danos ao meio ambiente, já que esses EPIs estão sendo utilizados em massa e já podem ser observados até no fundo do mar”, completa.

Segundo a companhia, o conteúdo coletado nas lojas seguirá para incineração sem necessidade de manipulação. Cada vasilhame possui tampa com lacre, de forma que podem ser fechadas de maneira segura e inseridas no equipamento que queima esse tipo de resíduo.

A iniciativa é uma parceria da companhia com a BR+10, especializada em gestão de resíduos, manejo arbóreo e gestão de áreas contaminadas.



Fonte: CicloVivo



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Receitas de Biscoitos Saudáveis para Cachorros

Leia Mais