Notícias

Carregadores baratinhos podem causar graves incêndios e queimaduras

Compartilhe:     |  4 de agosto de 2019

Seu carregador baratinho pode sair caro — como uma mulher de 19 anos infelizmente acabou descobrindo. De acordo com seus médicos, o carregador de celular genérico provavelmente iniciou um incêndio em volta do pescoço da paciente, levando-a a um hospital com graves queimaduras. Agora os médicos estão alertando as pessoas para serem cautelosas com esses produtos. Eles são mais baratos, mas também, na maioria das vezes, são menos seguros.

O estranho caso médico da mulher foi detalhado em um relato de caso por seus médicos publicado este mês nos Annals of Emergency Medicine.

De acordo com o relatório, a mulher estava deitada em sua cama quando de repente sentiu uma sensação de ardor severamente dolorosa em seu pescoço. Ela então foi para o departamento de emergência pediátrica do Hospital Infantil C.S. Mott, da Universidade de Michigan, onde foi diagnosticada com uma queimadura de segundo grau ao redor do seu pescoço. A mulher, felizmente, não sofreu ferimentos mais graves, então os médicos limparam a ferida e ela recebeu alta.

Pelo que os médicos contaram a partir do que a mulher disse, é quase certo que a queimadura foi causada quando seu carregador genérico de iPhone — colocado sob um travesseiro e conectado a uma tomada — entrou em contato com o colar de corrente que ela estava usando.

O caso não vai muito além disso. Mas os autores encontraram outro em que um homem foi atirado da cama pelo choque elétrico de seu carregador. E nesta semana, outra mulher no estado americano da Louisiana informou que seu carregador genérico do iPhone causou um incêndio em sua cama enquanto ela dormia, queimando seus lençóis e seus braços. E há pelo menos algumas pesquisas mostrando que os carregadores genéricos de telefone são mais propensos a esses acidentes do que os originais.

Um estudo citado pelos autores no relato do caso descobriu que mais da metade dos carregadores genéricos do iPhone não passaram por um teste de isolamento adequado. Sem uma barreira de isolamento, uma corrente suficientemente alta que passa pelo carregador pode causar um choque elétrico, observaram os autores, mesmo que o dispositivo em si seja de baixa voltagem.

Algumas empresas, como a Apple, têm um processo de certificação para os carregadores terceirizados de seus produtos, o que deve torná-los mais seguros. Mas também há algumas dicas de bom senso que as pessoas devem ter em mente ao usar qualquer carregador, disseram os autores.

“Jovens e adolescentes estão particularmente em risco de sofrer lesões devido ao uso frequente de dispositivos móveis”, disse a autora Carissa Bunke, residente pediátrica da Mott’s, em um comunicado do American College of Emergency Physicians, organização que publica a revista. “Eles devem ser aconselhados a não dormir com seus telefones ou dispositivos móveis carregando na cama e evitar deixar o carregador na tomada quando não estiver conectado a um telefone.”



Fonte: GIZMODO - Ed Cara



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Projeto de lei ‘Animal não é coisa’ é aprovado pelo Senado

Leia Mais