Notícias

Causas emocionais da Dor nas Costas: o corpo fala através dos sintomas físicos

Compartilhe:     |  2 de setembro de 2020

Sabia que a dor nas costas pode ter como causa bloqueios emocionais e conflitos psicológicos?
Nesse conteúdo apresentaremos as possíveis causas emocionais que podem se manifestar como dor nas costas.

Do ponto de vista emocional, a dor nas costas pode revelar problemas inconscientes, tensões, frustrações, medos e preocupações ocultas, pois nem sempre as dores e as doenças são meramente físicas…

O corpo revela o que escondemos de nós

A famosa escritora Louise Hay, revela em seu livro Cure seu corpo, como as dores e traumas emocionais podem afetar a saúde física. Para ela, e para muitos outros especialistas, as doenças se manifestam no corpo físico quando o emocional já está em desequilíbrio e adoecido pela forma negativa e distorcida de se lidar com a realidade.

Partindo desse princípio, podemos curar nosso corpo reequilibrando nosso estado emocional. E a forma de fazer isso parte do autoconhecimento para podermos desvendar as causas psicológicas das doenças físicas.

Existem diversas expressões psíquicas que estão por trás dos males físicos, e estas têm relação com ansiedade, orgulho, ganância, egoísmo, remorso, raiva, medo, inveja, ciúme, raiva, vergonha, entre tantas outras.

É de vital importância a pessoa se perceber e ser honesta consigo mesma, sem julgamentos e de forma lúcida.

Ao se dar conta dos sentimentos e das possíveis emoções que causam a doença, é possível conseguir a cura física para elas.

Dor nas costas

No caso das costas, estas representam a sustentação e simbolizam o pilar do corpo que nos mantêm erguidos.

Quando surgem problemas físicos, como lesões e doenças em partes das costas, ao longo da coluna, isto está sinalizando dificuldade da pessoa ter apoio ou se manter “em pé diante da vida”, por estar se sentindo sobrecarregada e muito tensa ou fragilizada.

De acordo com a parte das costas afetada pela dor ou lesão, existem vários significados. Veja a seguir.

Dor na parte superior das costas

Quando se tem dor na parte superior das costas (entre pescoço e região lombar), o corpo pode estar sinalizando estado de carência, anulação, abandono, cansaço e falta de apoio emocional.

A pessoa não se sente amada e por não conseguir o apoio que precisa se sobrecarrega, o que torna sua existência pesada e estagnada, acabando por  afetar a parte superior de suas costas.

É como se ela carregasse o mundo nas costas.

Dor na região lombar

A dor na região lombar (parte inferior das costas) sinaliza que a pessoa é assolada pelo medoinsegurança e desconfiança e isso acaba gerando escassez em sua vida e consequentemente preocupações financeiras e materiais, trazendo limitações e falta de mobilidade para a existência dela.

Nesse estado, a pessoa acaba se paralisando não só psicologicamente, como também fisicamente através do problema na região lombar de suas costas.

Dor no cóccix

O cóccix é o ossinho no final da coluna (parte que delimita nossa costas e quadris) e pessoas que ficam muito sentadas e consequentemente vivem uma vida muito parada e sedentária, podem apresentar  dor nessa região das costas.

Do ponto de vista psicológico, a dor no cóccix pode ter relação com a resistência de se enfrentar algo que precisa ser mudado e está se protelando para tomar a decisão necessária. É como se a pessoa tivesse “se sentado nessa situação limitante”, em vez de se mover e sair dela.

Cuidados terapêuticos para tratar dores nas costas

Existem formas terapêuticas de cuidar de nossa psique e de nosso corpo para impedir que emoções pesadas tragam sobrecarga para nossa coluna e provoquem dores em nossas costas:

Outras dores e suas causas emocionais

Essas informações podem ser muito úteis para se ter uma saúde por inteiro: corpo, mente e alma.

Consulte um médico

A medicina reconhece que as emoções têm relação com problemas físicos, o que causaria as assim chamadas doenças psicossomáticas. Mesmo assim, não deixe de consultar um especialista para ter o diagnóstico correto da lesão ou desequilíbrio que vem causando dor nas costas.

O cuidado com as emoções andam de mãos dadas com o tratamento do corpo físico, em busca da cura integral da doença.



Fonte: GreenMe - Deise Aur



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

“Comida de humanos” pode até matar os pets! Veja os riscos dessa prática

Leia Mais