Notícias

CBN Rural: mudanças no clima favorecem surgimento de pragas

Compartilhe:     |  20 de fevereiro de 2021

Em nota técnica sobre ocorrência de abortamento de vagens na cultura da soja na atual safra, o IDR – Paraná relaciona condições climáticas que favoreceram essa situação onde em alguns casos há relatos de produtores que perderam totalmente suas lavouras devido ao problema.

Segundo a Nota do IDR, o abortamento de vagens na cultura da soja não possui uma causa simples e totalmente conhecida, já que ela é resultado da interação entre os fatores genéticos da planta com os fatores ambientais, onde ocorrem ajustes fisiológicos e o abortamento de vagens é uma resposta da planta frente a condições adversas de ambiente.

Clima

O IDR destaca que em relação às condições climáticas, durante o mês de janeiro de 2021 foram registradas precipitações muito acima da média histórica para diversas regiões do Estado.

Na região Sudoeste, no município de Pato Branco, choveu em janeiro 395,6 mm, superando em 206,4 mm a média histórica. Em Paranavaí, Noroeste do Paraná, registraram-se 341,4 mm, 153,3 mm acima da média histórica. Já na região Oeste, em Palotina, 143,3 mm acima dos valores médios esperados.

Outro fator climático desfavorável para a cultura da soja, observado em janeiro de 2021, foi a ausência adequada de insolação em função da persistência de nebulosidade, fato este que se estendeu praticamente durante todo mês de janeiro e reduziu a radiação solar para a realização dos processos fotossintéticos pelas plantas.

Assim, as condições adversas do clima durante o mês de janeiro de 2021 podem ter contribuído para a ocorrência de abortamento de vagens em diversas lavouras de soja no estado do Paraná.

A Nota Técnica do IDR lembra ainda que as ocorrências climáticas estão dentro das condições de riscos previstas no Zoneamento Agrícola de Riscos Climáticos – ZARC, ou seja, passíveis de cobertura nos seguros contratados pelo produtor rural.

Rose Machado e Sérgio Mendes



Fonte: CBN - Foto: Jaelson Lucas / AEN



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Alimentação natural para cães: dicas e cuidados

Leia Mais