O milho da festa junina já está garantido para os agricultores, em boa parte do Rio Grande do Norte. A volta da chuva ajudou as lavouras.
Já tem milho embonecando no sertão, sinal de que o São João vai ser de fartura. Em Mossoró, oeste do Rio Grande do Norte, a maior parte dos agricultores apostou no grão este ano.
“Teve colega que conseguiu fazer mais de 100 sacas de milho”, fala o produtor rural Assis Amorim.
A produção de milho este ano deverá ficar em 25 mil toneladas, um alívio, já que no ano passado, por causa da seca, o estado colheu menos de 5 mil toneladas. O produtor rural, Aluízio Felipe de Sousa, esperou as primeiras chuvas para semear e se deu bem.
“As chuvas, no começo, foram muito fracas, mas no final de abril e no mês de maio tem chovido bastante”, diz o produtor.
Se as chuvas continuarem ao menos até o dia 15 de junho, 80% da safra de milho está garantida, mas mesmo que o período chuvoso encerre um pouquinho mais cedo, o produtor não ficará totalmente no prejuízo. Isso porque já tem bastante forragem para os animais.
Se a natureza contribuir, a fartura também vai ser grande na mesa do agricultor, que espera ansioso pela colheita do milho para comemorar o São João.
Realmente tem chovido em boa parte do Nordeste, mas muitas áreas ainda sofrem com a estiagem. Segundo o Ministério da Integração Nacional, 689 municípios continuam em situação de emergência ou calamidade pública por causa da seca.
Fonte:
Globo Rural