Notícias

Chuvas na Austrália podem levar aranhas venenosas para dentro das casas

Compartilhe:     |  27 de janeiro de 2020

As recentes chuvas estão sendo muito bem-vindas na Austrália, após os grandes incêndios que assolaram as florestas do país. Mas infelizmente, elas não trouxeram só coisas boas.

De acordo com o Australian Reptile Park, as aranhas-teia-de-funil, os aracnídeos mais venenosos do planeta, se tornaram extremamente ativas devido as condições quentes e úmidas.

Os oficias do parque postaram um vídeo para alertar a população, informando que por causa da mudança climática, os machos da espécie estão se locomovendo para acasalar. Eles podem ser encontrados dentro de sapatos, no meio de roupas ou em quintais. Felizmente a Atrax robustus é facilmente identificada por seu corpo brilhante e deve ser evitada, já que o macho possui um veneno seis vezes mais letal que o das fêmeas.

A espécie também é agressiva e ataca rapidamente quando provocada. Após a mordida, os sintomas podem incluir dores, espasmos musculares e edema pulmonar. As vítimas devem usar torniquetes e imobilizadores de membros para comprimir o tecido superficial da pele até receberem cuidados médicos.

Acredita-se que essas aranhas já causaram 13 mortes, mas não existem relatos de fatalidades desde 1981, graças aos avanços da medicina e da produção de antídotos.

Inclusive, o parque está até encorajando os cidadãos a capturarem os aracnídeos com a ajuda de uma colher e um pote plástico ou de vidro (mas sempre com todo o cuidado possível) e os levarem até pontos de coleta para aumentar a produção do antídoto.



Fonte: MEGAcurioso - GIANLUCCA DEL CIELO LAVADO



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Medicamentos e remédios caseiros: o que fazer e o que não fazer?

Leia Mais