Notícias

Cidade é evacuada no Ceará por risco de rompimento de barragem

Compartilhe:     |  17 de março de 2019

Mais de 250 famílias que vivem no entorno da barragem Granjeiro, de Ubajara, na Região da Ibiapaba do Estado, foram retiradas de casa na noite deste sábado (16), em caráter preventivo, caso haja o rompimento do açude. As informações foram divulgadas pelo Corpo de Bombeiros e pelo prefeito do município, Rene Vasconcelos, em transmissão ao vivo nas redes sociais. Parte das famílias foi transferida para casas de parentes, enquanto outras foram encaminhadas ao Santuário da Mãe Rainha, localizado no Bairro São Sebastião.

Desde o dia 11 de março, as intermediações do açude vinham sendo submetidas a avaliações da Defesa Civil devido às chances de rompimento após as fortes chuvas. Rene Vasconcelos afirmou que o risco é mínimo, mas a transferência da comunidade ribeirinha é uma medida de prevenção.

Recusa em deixar área

Cerca de 513 famílias vivem na região, o que corresponde a quase 3.200 pessoas. Destas, 30% estão se recusando a deixar suas moradias, um número aproximado de 960 moradores.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, equipes foram para o local juntamente com a Prefeitura Municipal de Ubajara e com órgãos municipais da Defesa Civil, e estão auxiliando na retirada das famílias.

O secretário de ação social do município, Jairo Araújo, ressaltou que profissionais de assistência social estão indo ao local para explicar às famílias que ficaram dos riscos do rompimento. “Houve uma resistência e estamos saindo com assistentes sociais, psicólogos e líderes comunitários para tentar convencer essas pessoas do risco real que se corre caso essa barragem venha a romper.”

Embora considere o risco mínimo, o prefeito da cidade reforça a importância do trabalho de remoção dos moradores.

“Está chovendo nas cabeceiras do rio e temos a necessidade de fazer a remoção das pessoas que estão à jusante do rio. O risco de rompimento é mínimo, mas existe, e não podemos trabalhar com nenhuma possibilidade de risco, por isso estamos fazendo esse trabalho que é altamente preventivo”, explica o prefeito.

Técnicos fazem manutenção na barragem para evitar rompimento da estrutura — Foto: Arquivo pessoal

Técnicos fazem manutenção na barragem para evitar rompimento da estrutura — Foto: Arquivo pessoal

Um novo sangradouro, segundo o prefeito de Ubajara, está sendo aberto para o açude Granjeiro. A previsão é de que as obras sejam concluídas entre segunda-feira (18) e terça-feira (19).

Vasconcelos informou que algumas medidas, como a instalação de réguas para o monitoramento do nível da água, foram implantadas no açude.

Municípios vizinhos, como Ibiapina e Tianguá, também estão auxiliando na operação, com o envio de equipes de segurança, ambulâncias e transporte.

Doações

Ônibus da prefeitura foram utilizados para retirar famílias da cidade — Foto: Prefeitura de Ubajara

Ônibus da prefeitura foram utilizados para retirar famílias da cidade — Foto: Prefeitura de Ubajara

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Ubajara está recebendo doações para as famílias. Estão sendo aceitos alimentos, artigos como colchões, cobertores e produtos de higiene.

Com o alerta divulgado pela prefeitura sobre risco de rompimento da barragem, algumas famílias saíram às pressas de casa, levando apenas o básico.

Segundo a diretora do sindicato, Nadja Carneiro, neste domingo (17), as pessoas interessadas em fazer doações podem entrar em contato por telefone. A partir de segunda-feira (18), os artigos podem ser enviados para a sede do sindicato. “Uma panificadora já entrou em contato com a gente hoje de manhã e doou pães pro café da manhã das famílias”, comentou a diretora.

Os telefones para contato são: (85) 9 9936-0231 – Nadja Carneiro e (88) 9 9212-6127 – Wescley Anderson.



Fonte: G1 CE



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

5 coisas horríveis que você não sabia que aranhas podem fazer com você

Leia Mais