Notícias

Cidade na Dinamarca oferecerá alimentos veganos em creches e casas de repouso

Compartilhe:     |  18 de dezembro de 2018

A maioria dos membros do conselho da cidade de Aarhus, na Dinamarca, apoiou uma iniciativa para tornar a comida vegana uma opção em todas as instituições públicas, incluindo casas de repouso e creches pré-escolares.

Segundo a proposta, as instituições administradas pela cidade seriam obrigadas a oferecer uma opção vegana, mas ainda assim poderiam servir refeições com carne e laticínios. Conselheiros acreditam que servir refeições à base de plantas é um passo importante na meta da cidade de acabar com a emissão de gás carbono até 2030.

De acordo com a Politiken, Liv Gro Jensen, vereador da cidade de Aarhus disse: “A carne desempenha um papel importante nas questões climáticas, então nós naturalmente queremos para melhorar o município oferecendo aos nossos moradores alimentos veganos”.

A Dinamarca é o país mais eficiente em matéria de combate ao aquecimento global, seguida pela Suécia e pelo Reino Unido, segundo a classificação publicada pelo Think Tank German Whatch e pela rede de ONGs Climete Action Network-Europe.

Em 2016, logo após 177 países assinarem o Acordo de Paris, em que se comprometeram a limitar o aquecimento global a 2ºC até o fim do século,  o Conselho de Ética do parlamento dinamarquês recomendou que o país adotasse um imposto específico para a carne bovina. Isso porque a criação de gado é responsável por cerca de 10% das emissões de gases estufa, que provocam o aquecimento global.

Em todo o mundo, governos estão elaborando legislações que enfatizem as opções de refeições veganas como soluções para diversos problemas, como saúde, meio ambiente e preservação do planeta. A Califórnia aprovou no início do ano uma lei que determina que as instalações do estado, como casas de repouso, prisões e hospitais, devem fornecer pelo menos uma opção com bases vegetais.

A prefeitura de Berkeley, Califórnia, aprovou recentemente uma resolução que exige que todas as instituições administradas pela cidade forneçam apenas comida vegana uma vez por semana. No Canadá, um grupo de lobby, o Vegan Option Canada, foi formado por cidadãos que querem mudar as leis do país para fornecer opções de refeições veganas em todos os estabelecimentos públicos.



Fonte: Anda



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

A surpreendente velha amizade entre um cão e um golfinho

Leia Mais