Notícias

Cientistas encontram microplásticos em frutas e vegetais

Compartilhe:     |  7 de julho de 2020

Um estudo recente publicado no periódico científico Environmental Research revelou que microplásticos são absorvidos pelas frutas e vegetais que comemos.

De acordo com a pesquisa, cientistas descobriram que muitos dos alimentos que mais consumimos, como maças, cenouras, abacaxis, couve e repolho, estão contaminados com grandes quantidades de microplásticos. Entre as frutas e vegetais mais contaminados estão as maças e as cenouras.

Foto: Pixabay

Esta nova revelação é motivo de preocupação, considerando a presença importante destes produtos na nossa cadeia alimentar. Médicos normalmente recomendam que o consumo de frutas e vegetais é muito importante para a boa saúde. No entanto, a grande quantidade de microplásticos encontradas nestes alimentos pode comprometer estes benefícios e, pior, prejudicar o nosso corpo.

Descoberta alarmante

A pesquisa destacou os prejuízos que a ingestão de plástico traz para adultos e crianças. Apesar do consumo de microplásticos por meio de frutas e vegetais ser menor quando comparado ao causado pela água engarrafada, ele é bastante preocupante.

Foto: Pixabay

Outro estudo publicado pelo Nature Sustainability, comprova que microplasticos podem ser absorvidos pelas raízes de pé de alface. Uma vez que o material é absorvido, ele é transportado para as partes que comemos por meio dos sistemas internos fluxo de água e nutrientes.

Peixes, carne e laticínios

Muitos grupos estão estudando o impacto dos microplásticos na saúde humana e diversas organizações cobram estas informações para que sejam elaboradas políticas de combate ao problema. De acordo com a fundadora da Plastic Soup Foundation (Fundação Sopa de Plástico),  Maria Westerbos, a organização tem alertado para a presença de microplástico em peixes e outros animais marinhos. A Fundação está agora preocupada com a possibilidade de que que a carne também esteja contaminada.

 

“Sabemos há anos sobre a presença de microplásticos em peixes e crustáceos, mas esta é a primeira vez que somos alertados sobre a contaminação de vegetais”, declara Westerbos. “Se este material está nos vegetais, está também em todos os animais que se alimentam de vegetais, o que significa a contaminação da carne, do leite e de produtos derivados”.

Os efeitos do consume de microplásticos no nosso corpo estão sendo estudados por cientistas em diversas frentes de trabalho.



Fonte: CicloVivo - Natasha Olsen



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Doação de sangue em animais: como funciona e os requisitos para um animal ser doador

Leia Mais