Notícias

Cientistas observam “manchas magnéticas” e explosões em estrelas

Compartilhe:     |  3 de junho de 2020

Utilizando dados obtidos pelo Observatório Europeu do Sul (ESO), no Chile, uma equipe internacional de astrônomos descobriu manchas resultantes de magnetismo na superfície de algumas estrelas. Segundo os especialistas, alguns desses astros ainda apresentam explosões de energia e erupções semelhantes às que ocorrem no Sol.

As descobertas foram publicadas nesta segunda-feira (1) na Nature Astronomy e ajudam os astrônomos a entender melhor o funcionamento dos astros. “Estas estrelas quentes e pequenas são especiais porque sabemos que elas passarão por uma das fases finais da vida de uma estrela típica e morrerão prematuramente”, disse Yazan Momany, um dos pesquisadores, em declaração à imprensa.

Surpreendentemente, o monitoramento a longo prazo realizado pela equipe revelou que estas estrelas não estavam acompanhadas por outro astro — o que era esperado nesta situação. Além disso, a análise levou os especialistas a notarem variações regulares no brilho de algumas estrelas observadas.

“Depois de eliminar todos os outros cenários, havia apenas uma possibilidade restante para explicar as variações de brilho observadas”, contou Simone Zaggia, coautora do estudo. “Essas estrelas devem ser repletas de manchas!”

De acordo com os astrônomos, estas marcas são causadas pelo campo magnético da estrela — e, em alguns casos, cobrem até um quarto de sua superfície. Outra coisa que chamou atenção dos cientistas foi o fato de que as explosões nos astros observados são milhares de vezes mais energéticas que as do Sol. “São semelhantes às labaredas que vemos em nosso próprio Sol, mas 10 milhões de vezes mais energéticos”, contou Henri Boffin, que também participou do estuo. “Esse comportamento certamente não era esperado e destaca a importância dos campos magnéticos na explicação das propriedades dessas estrelas.”



Fonte: Revista Galileu



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

“Comida de humanos” pode até matar os pets! Veja os riscos dessa prática

Leia Mais