Notícias

Cientistas sugerem nova hipótese sobre aparecimento de água na Terra

Compartilhe:     |  21 de julho de 2020

Um novo estudo liderado pela Universidade de Hokkaido, no Japão, sugere que o aquecimento da matéria orgânica interestelar pode produzir água e óleo abundantes — e isso explicaria a existência de água na Terra. Segundo o artigo, publicado em maio no Scientific Reports, a descoberta sugere que a água terrestre teria sido produzida dentro da chamada “linha de neve” do planeta, que determina a partir de onde o gelo pode ser formando.

A maior parte dos estudos até agora sugere que a água chegou na Terra através de cometas com gelo e meteoritos com silicatos (ânions formados por silício e oxigênio) hidratados — todos provenientes de fora da linha de neve. “Até agora, muito menos atenção tem sido dada à matéria orgânica em comparação ao gelo e aos silicatos, embora exista uma abundância [da matéria orgânica] dentro da linha de neve”, explicou Akira Kouchi, coautor da pesquisa, em comunicado.

Para a nova análise os cientistas utilizaram moléculas de matéria orgânica semelhantes as que existem nas nuvens interestelares, focando nas substâncias que podem ser formadas pela irradiação de raios ultravioleta a partir de H2O, CO e NH3. Em seguida, eles aqueceram a matéria orgânica de 24 a 400 ℃, sob pressão — e aí veio a surpresa.

A matéria orgânica produzindo gotas de água e óleo à medida que a temperatura de aquecimento aumentava durante o experimento (Foto: Hideyuki Nakano et al., Scientific Reports, May 8, 2020)A matéria orgânica produzindo gotas de água e óleo à medida que a temperatura de aquecimento aumentava durante o experimento (Foto: Hideyuki Nakano et al., Scientific Reports, May 8, 2020)

De acordo com os pesquisadores, a amostra se manteve uniforme até os 100 ℃, mas se separou em duas fases a 200 ℃. Depois, a aproximadamente 350 ℃, eles perceberam a formação de gotas de água, que se tornaram cada vez mais abundantes até os 400 ℃, quando um óleo preto parecido com o petróleo também foi produzido.

“Nossos resultados mostram que a matéria orgânica interestelar dentro da linha de neve é ​​uma fonte potencial de água na Terra. Além disso, a formação de petróleo abiótico que observamos sugere fontes mais extensas de petróleo para [nosso planeta durante o passado] do que se pensava anteriormente”, afirmou Kouchi.



Fonte: Revista Galileu



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

“Comida de humanos” pode até matar os pets! Veja os riscos dessa prática

Leia Mais