Ecologia e Saúde

Cinco frutas secas que combatem doenças

Compartilhe:     |  27 de dezembro de 2014

Sempre presentes em vários pratos natalinos, as frutas secas têm importante função nutricional, conheça quais são

As frutas secas já viraram tradição nas receitas e no consumo individual durante o final do ano. As opções de doces e até salgados com esses itens não faltam para deixar a mesa festiva mais atraente. Além disso, elas colaboram para o combate de algumas doenças.

A nutricionista do Hospital San Paolo (SP), Flávia Salvitti, aconselha o consumo equilibrado. “Consumidas com moderação, elas podem ser benéficas à saúde, pois são ricas em fibras, ferro, magnésio, minerais, potássio, selênio, cálcio, vitaminas A e do Complexo B”, declara.

Para não exagerar, a opção é misturar as porções de frutas.“O que indico é o consumo de uma mistura com as frutas secas: uma porção de cinco uvas passas; três ameixas ou três tâmaras. Para alcançar, no máximo, um total de três a quatros frutas”, declara a nutricionista.

Para saber qual é a mistura perfeita de frutas secas para a sua saúde, confira abaixo a função de cada uma no combate das doenças:

Ameixa: É indicada no combate de hemorroidas e recomendada em caso de prisão de ventre. Possui grande quantidade de fósforo, o que contribui nos tratamentos de debilidade cerebral. É indicada também na prevenção de doenças como reumatismo, artrite, aterosclerose por ser rica em vitaminas do complexo B.

Damasco: É benéfico para a saúde ocular devido à vitamina A.

Tâmara: É rica em potássio e indicada aos hipertensos.

Uva Passa: Tem funções cicatrizantes. Ajuda no desenvolvimento dos glóbulos vermelhos, o que auxilia no combate à anemia e doenças renais.

Castanha do Brasil: É rica em selênio, um antioxidante capaz de proteger as células do organismo contra radicais livres, melhora a memória, combate o envelhecimento das células, reduz o colesterol ruim e aumenta o bom, mas deve ser consumida com moderação, o excesso pode ser prejudicial à saúde. É recomendado o consumo de duas por dia.

A nutricionista afirma que todas as frutas secas podem ser consumidas, pois são ricas em fibras o que auxilia o bom funcionamento do intestino. Porém, é necessário fazer o consumo consciente devido ao teor calórico dos alimentos.

Fonte: Revista VivaSaúde



Fonte:



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

“Comida de humanos” pode até matar os pets! Veja os riscos dessa prática

Leia Mais