Notícias

Cinco grandes mistérios dos oceanos que ainda não foram resolvidos

Compartilhe:     |  28 de outubro de 2014

Aproximadamente 71% do planeta Terra está coberto por oceanos. E dentro desse dado, o representante da National Oceanic and Atmospheric Administration, Fred Gorell, afirma: “mais de 95% do nosso ‘mundo azul’ é desconhecido aos olhos humanos. Sempre que saímos em uma expedição encontramos grandes novidades”.

Exatamente por isso, decidimos listar alguns dos principais – e mais comentados – mistérios que acercam os oceanos do nosso planeta. Desde Triângulo das Bermudas até tubarões canibais, veja as cinco histórias mais estranhas abaixo!

1 – Submarinos desaparecidos

Submarinos desaparecem durante o ano de 1968 (Foto: Reprodução)

Em 1968, quatro submarinos de quatro diferentes países desapareceram. O americano USS Scorpion, o israelita INS Darak, o francês Minerve e o soviético K-129 sumiram do planeta. Teorias afirmam que os navios podem ter sido abatidos por torpedos acidentais, mas nenhuma explicação oficial veio à tona ou partes dos submarinos foram encontradas.
2 – Tubarão canibal

"Gigante de duas toneladas" pode viver no fundo do oceano australiano (Foto: Reprodução)

Uma equipe de cientistas recuperou as placas de identificação de um tubarão branco morto. Nela, viram que tinha acontecido uma mudança de temperatura muito brusca para um animal desse porte. A justificativa mais plausível: aquele tubarão havia sido engolido por um ainda maior.
Apesar de ser comum tubarões serem canibais, esse caso específico assusta, pois, segundo os especialistas, “apenas um tubarão de duas toneladas poderia ter matado aquele animal”.

3 – A “Atlantis” japonesa

Mergulhador encontra cidade submersa (Foto: Reprodução)

Em 1986, um mergulhador japonês encontrou próximo à região Yonaguni Jima uma enorme seção de formações submersas. As estruturas pareciam com castelos em ruínas, templos e até estádios; afirmam os especialistas.
Alguns acreditam que são formações de uma antiga cidade, que foi abaixo depois de um poderoso terremoto. Outros, como os pesquisadores da Universidade de Boston, afirmam que esse é um caso de “geologia básica”.

4 – Mar de leite

"Mar de Leite" é técnica de bactérias para atrair peixes (Foto: Reprodução)

Contos antigos de pescadores costumavam mencionar sobre o fenômeno do “Mar de Leite”. Mas, como toda boa história de pescador, ninguém levava muito a sério. Até que cientistas descobriram que a água “branca-leite” não era nada mais que um grande grupo de bactérias.
Segundo o Instituto de Pesquisa de Monterey, a bactéria luminosa é um dinoflagelado que adere a tal coloração para atrair peixes. Contudo, “não se sabe como essa população atingiu um número tão gigantesco, batendo a casa dos trilhões”.

Para os pesquisadores, “ainda há questões muito importantes sobre os mares de leite. Nós ganhamos uma noção de como realmente entendemos tão pouco sobre o local que chamamos de casa”.

5 – Triângulo das Bermudas

Aviões submersos na região do Triângulo das Bermudas (Foto: Reprodução)

 

Líder em teorias da conspiração, o Triângulo das Bermudas é um clássico. As tragédias mais marcantes aconteceram em 1918, quando um navio do exército americano desapareceu com mais de 300 tripulantes; e em 1945, quando cinco aviões de guerra também sumiram do mapa com seus pilotos. Há quem afirme que são os alienígenas, outros acreditam no vácuo do espaço-tempo continuum; já as últimas pesquisas científicas acreditam que existem buracos formados por gases na região.

 



Fonte: Revista Galileu - Via Mashable



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Aromaterapia para cães tem vantagens, mas exige conhecimento

Leia Mais