Notícias

Cinco motivos para você preferir alimentos naturais e orgânicos

Compartilhe:     |  1 de junho de 2015

Preferir alimentos naturais e orgânicos faz bem à saúde e ao meio ambiente; saiba mais!

Manter hábitos saudáveis no dia a dia é a chave para uma vida melhor. E, partindo da premissa de que “você é o que você come”, uma alimentação saudável é um sinônimo de corpo e mente em equilíbrio.

Apesar de estarmos na era dos fast foods, cerca de 32% dos brasileiros escolhe os alimentos com base nos nutrientes que vão ingerir, segundo dados do Fiesp e Ibope. Isso indica que o número de pessoas que têm buscado desenvolver hábitos alimentares mais saudáveis vem crescendo. Além disso, a preferência por uma alimentação mais natural e livre de aditivos químicos e agrotóxicos também aumentou, de acordo com o Ministério da Agricultura. Prova disso, é o aumento de 51% no número de produtores orgânicos no Brasil, entre 2013 e 2014.

Alimentos naturais e orgânicos
Os alimentos naturais são aqueles que não contêm, entre seus ingredientes, nenhum tipo de aditivo químico, assim como corantes, conservantes, aromas e sabores artificiais. Já os alimentos orgânicos são aqueles livres do uso de agrotóxicos e pesticidas em todas as etapas de produção, desde o plantio, cultivo e colheita, até a distribuição. Eles são cultivados e produzidos de maneira natural, e passam por um processo de certificação para garantir qualidade total em todos os processos de produção.

Além de mais saudáveis, os produtos naturais e orgânicos também contribuem para a saúde do planeta. Uma das formas mais eficazes para a produção de alimentos orgânicos é a agroecologia, uma alternativa mais segura para uma alimentação livre de agrotóxicos, que inclui o incentivo a agricultura orgânica caseira e o uso da compostagem para a produção de adubo natural.

5 Motivos para preferir alimentos naturais e orgânicos
Se você ainda não se convenceu de que os alimentos naturais e orgânicos são a melhor escolha, então, confira essa lista que preparamos com 5 motivos para você deixar a dúvida de lado e investir em alimentação mais saudável todos os dias.

1. Protegem a saúde: os pesticidas, agrotóxicos, conservantes artificiais e aditivos químicos presentes em boa parte dos produtos, podem causar reações alérgicas, respiratórias, distúrbios hormonais, entre outras doenças.

2. Mais aroma e sabor: o aroma e o sabor dos alimentos naturais e orgânicos são muito mais gostosos do que dos alimentos que possuem aditivos químicos, corantes e conservantes. Afinal, eles preservam o aroma e o sabor originais dos alimentos, proporcionando uma experiência muito mais saborosa na hora da refeição.

3. O máximo de nutrientes: além de mais saborosos, esses alimentos também são mais nutritivos, pois conservam as vitaminas e minerais, que não são afetados por aditivos químicos, corantes e conservantes artificiais.

4. Cuidam do meio ambiente: os alimentos orgânicos, em especial, ajudam a preservar e cuidar, não apenas da nossa saúde, como também do meio ambiente, evitando a contaminação do solo, da água, do ar e também dos animais que vivem próximos das áreas de cultivo.

5. Contribuem para a igualdade social na agricultura: os alimentos orgânicos, em sua maioria, são produzidos por pequenos agricultores, que tiram da terra o seu sustento. Preferir esses alimentos ajuda a manter a produção ativa e em crescimento.

Sugestão Jasmine
Pensando na saúde e no bem-estar que uma alimentação saudável pode garantir, oferecemos uma linha de Produtos Orgânicos, que inclui grãos, sementes, açúcar e cookies integrais deliciosos. Além disso, todos os nossos produtos são livres de aditivos químicos nocivos à saúde e ao meio ambiente, sem conservantes, corantes e aromas artificiais. Tudo natural, saudável e gostoso! Conheça a nossa linha completa de produtos.

Saiba onde encontrar os nossos produtos na sua região.

Confira também!
Receita de Bolo Integral Orgânico de Chocolate, Amaranto e Linhaça Dourada



Fonte: Jasmine - Agência Brasil



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Lei que proíbe piercings e tatuagens em animais é sancionada no Distrito Federal

Leia Mais