Notícias

Cinzas chegam a Porto Alegre e voos são cancelados no Salgado Filho

Compartilhe:     |  25 de abril de 2015

Dois voos foram cancelados na manhã deste sábado (25) no Aeroporto Internacional Salgado Filho em Porto Alegre. Entre eles está o voo 3812 da TAM que partiria com destino ao Rio de Janeiro e o voo 1811 da Gol, que chegaria de Salvador. A Infraero, no entanto, diz que a operação do terminal ocorre normalmente e os cancelamentos não têm relação com as cinzas do vulcão chileno Calbuco. A empresa não confirma a razão do cancelamento.

As cinzas expelidas por erupções no Chile chegaram ainda na noite de sexta-feira (24) a Porto Alegre. O voo 00230 da American Airlines, que partiria para Miami, sofreu atraso de cerca de três horas. Estava previsto para decolar às 22h e só partiu pouco depois da 1h.

Céu de Porto Alegre amanheceu ensolarado, mas com nuvens que dão tom acizentado (Foto: Rafaella Fraga/G1)Céu de Porto Alegre amanheceu ensolarado, mas
com tom acizentado (Foto: Rafaella Fraga/G1)

Segundo o Metroclima, sistema de previsão do tempo da prefeitura, paira sobre a cidade uma nuvem vulcânica em grande altitude, que é mais densa no Sul e na Fronteira Oeste do estado. Em níveis baixos da atmosfera, nuvens “normais” trazem chuva isolada.

As mudanças no céu de Porto Alegre já podem ser observadas de forma discreta neste sábado (25). O dia na capital gaúcha amanheceu ensolarado, mas com algumas nuvens esparsas, que dão um tom mais acinzentado ao céu.

O meteorologista Leandro Puchalski, da Central de Meteorologia do Grupo RBS, diz que as cinzas devem ficar apenas em altas altitudes e que não deve haver precipitação, como ocorre nas áreas mais próximas ao vulcão localizado na região turística dos Lagos, 900 quilômetros ao sul de Santiago, a capital chilena.

Próximo ao local da erupção, no Chile, casas e ruas ficaram cobertas pelas cinzas. (veja no vídeo)

O 8º Distrito Meteorológico do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), afirma que não está avaliando o avanço da nuvem e que deve trabalhar com os efeitos do vulcão apenas na previsão do tempo.

Em 2011, uma situação parecida foi registrada no Rio Grande do Sul. O material do vulcão chileno Puyehue cobriu parte de cidades gaúchas e deixou em alerta órgãos de saúde, além de causar cancelamentos de diversos voos e fechamentos de aeroportos como o de Bagé, na Campanha.

23/04 - O vulcão Calbuco entra em erupção perto de Puerto Varas, no Chile (Foto: David Cortes Serey/AP)Vulcão Calbuco entra em erupção perto de Puerto Varas, no Chile (Foto: David Cortes Serey/AP)


Fonte: G1 RS



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Lei que proíbe piercings e tatuagens em animais é sancionada no Distrito Federal

Leia Mais