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Cobaias virtuais podem eliminar a necessidade de sacrificar animais para estudos

Compartilhe:     |  24 de junho de 2014

“A ideia surgiu há 12 anos, quando eu cursava biologia”, conta o fundador e sócio Victor Skrabe, formado pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). “Percebi que a computação gráfica poderia ajudar muito na assimilação dos conteúdos”, diz. Interessado por softwares desde criança, combinou as duas habilidades: “Em 2010, durante a Campus Party tive meu primeiro contato com ferramentas de desenvolvimento de jogos, e a partir dai comecei a desenvolver softwares de ensino”.

Os programas produzidos pela Biosphera permitem uma viagem virtual pela anatomia animal: é possível ver o sistema circulatório, os músculos e ossos do esqueleto separadamente ou sobrepostos. Ao passar o mouse por cima de algum órgão, automaticamente seu nome é destacado. Estre os animais escaneados pelo programa estão cão, cavalo, aves, rato e sapo. Até uma versão com a anatomia humana foi desenvolvida. Hoje, a Biosphera vende seus softwares para diversas universidades brasileiras e estrangeiras como Unicamp, Universidad de lasAmericas (Equador), Universidade de Sydney (Austrália) e Ross University (Estados Unidos). Além de Skrabe, a equipe tem cinco pessoas, entre biólogos, veterinários e especialistas em 3D.



Fonte: Revista Galileu



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