Notícias

Código de barras para nanotecnologia pode etiquetar até células

Compartilhe:     |  5 de dezembro de 2020

Nanocódigo de barras ou código de nanobarras

Usar códigos de barras para rotular e identificar itens do dia-a-dia é tão familiar quanto uma ida ao supermercado.

Agora imagine encolher esses códigos de barras um milhão de vezes, da escala milimétrica para a escala nanométrica, para que eles possam ser usados dentro de células vivas, rotulando, identificando e rastreando os blocos de construção química, ou misturados a qualquer produto para evitar a falsificação.

Isso se tornou realidade graças a pesquisadores da Austrália e da Coreia do Sul, que desenvolveram uma técnica para cultivar nanocristais que controla a direção do crescimento de cada cristal, criando camadas atômicas programáveis.

O resultado são milhões de diferentes nanocódigos de barras, onde cada barra pode ter um único átomo de espessura, permitindo formar uma biblioteca para futuras aplicações de identificação e sensoriamento em nanoescala.

Além de representar uma nova fronteira da nanoengenharia, demonstrando um processo de fabricação em nível atômico, as nanoestruturas têm inúmeras aplicações práticas, como nanocarreadores de informação para bio-nanotecnologia, ciências da vida e armazenamento de dados.

“As estruturas de nanocódigos de barras inorgânicos são rígidas e é fácil controlar o composto, a espessura e a precisão da distância entre diferentes segmentos funcionais, permitindo criar códigos de barras geométricos além do limite de difração óptica. Por serem química e opticamente estáveis, os códigos de barras nanoscópicos podem ser usados como transportadores para entrega de drogas e rastreamento na célula, uma vez que a superfície das estruturas do código de barras seja posteriormente modificada e funcionalizada com moléculas de sonda e cargas,” disse o professor Shihui Wen, da Universidade de Tecnologia de Sydney, na Austrália.

A equipe também já desenvolveu o protótipo de um leitor de nanocódigos de barras, usando um sistema de decodificação no qual um nanoscópio de super-resolução caracteriza diferentes códigos de barras ópticos ao mesmo tempo.



Fonte: Inovação Tecnológica



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Receitas de Biscoitos Saudáveis para Cachorros

Leia Mais