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Com 3 mil garrafas PET, artista cria painel sobre descarte de plástico no mar

Compartilhe:     |  8 de junho de 2015

Uma das avenidas principais de Salvador ganhou uma obra de arte em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado na última sexta-feira (5). A intervenção feita pela empresa Bahia Marina é exibida em painel de nove por três metros para retratar a tartaruga marinha, um dos animais símbolos da Baía de Todos os Santos e que hoje está entre as vítimas da degradação ambiental.

Utilizando a arte como apelo, por meio do conceito “Aqui é arte, no mar é lixo”, a obra assinada pela Engenhonovo e executada pelo artista plástico Ivo Gato foi criada com materiais que geralmente são descartados no mar. Para compor a peça foram utilizadas três mil garrafas pet de tamanhos variados, duas mil latinhas de cervejas, madeira, ferragens e tinta.

Segundo Ivo Gato, o objetivo do trabalho é explicar que o lixo pode ser bonito se for transformado e não descartado de forma incorreta no meio ambiente. Nove pessoas estiveram envolvidas no processo de criação do painel, que começou com pesquisa de material apropriado e visitas às cooperativas de reciclagem. “Encontramos um material que conseguisse dar plasticidade mais agradável para que o trabalho final não se pareça lixo e sim arte”, explica.


Divulgação

Desde 2009, a Bahia Marina realiza campanhas publicitárias como ações complementares socioeducativas de caráter ambiental, para divulgar de forma criativa a mensagem de preservação do mar. Em 2011 e 2012 as campanhas assinadas também pela Engenhonovo foram premiadas nacionalmente.

Segundo Reynaldo Loureiro, diretor do centro de lazer náutico Bahia Marina, anualmente é realizada a limpeza das bacias do entorno da Bahia Marina, localizado no bairro do Comércio, na capital baiana, além da retirada diária de resíduos que são encontrados superficialmente no mar.

“O que se percebe é um cenário onde as pessoas ainda não aprenderam a dar o destino correto ao lixo que produz e como temos no mar a base de nossos produtos e serviços, é nosso dever sensibilizar e tentar passar uma mensagem positiva”, afirma Loureiro.



Fonte: CicloVivo



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