Notícias

Com humanos isolados, tartarugas invadem costa da Índia em fenômeno raro

Compartilhe:     |  7 de abril de 2020

A quarentena global está fazendo com que, pelo menos, um terço da população mundial fique em casa. Nos Estados Unidos, com a diminuição do trânsito e do trabalho industrial, um satélite registrou uma queda da poluição nas metrópoles, mas o impacto não foi sentido só no continente norte-americano. No asiático, foi registrado que as tartarugas Olive Ridley uma espécie ameaçada e classificada como vulnerável pela IUCN (International Union for Conservation of Nature), retornaram em massa para as costas da Índia!

Ver imagem no Twitter
Desde o dia 21 de março, milhares de tartarugas foram vistas chegando nas praias de Rushikulya Rookery e Gahirmatha, localizadas no estado de Odisha. Todo ano, as tartarugas atravessam o oceano e deixam seus ovos em Odisha, mas, este ano, o número aumentou consideravelmente e um evento raro aconteceu: elas apareceram durante o dia! “A última vez em que as tartarugas foram vistas a luz do dia foi em 2013. Normalmente, elas costumam vir para a praia durante a noite. O mês de março foi especial para nós”, disse Amlan Nayak, guarda florestal do distrito.

Segundo Nayak, nos últimos dias, apenas na praia de Rushikulya, chegaram mais de 300 mil tartarugas!

Ver imagem no Twitter

A região é conhecida turisticamente por ser onde metade da população mundial dessas tartarugas colocam seus ovos, por isso recebe milhares de visitantes e caçadores durante o período de desova.  Além dos resíduos de plástico jogados no mar, a maior ameaça para a espécie é o ser humano, que comercializa seus ovos.

O ambientalista de Bhubaneswar e presidente da Orissa Environment SocietyS.N. Patro, disse que não há nenhum estudo que comprove que a quarentena que está rolando na Índia tenha ligação com esse fenômeno, mas considera que foi uma coincidência e tanto! Além disso, ele salienta que, sem os humanos, os animais se sentem mais protegidos, o que pode “reduzir as baixas das tartarugas marinhas e/ou os danos que seus ovos sofrem em dias normais”.



Fonte: MSN - Gabriela Junqueira



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Emocionante: vídeo mostra tartarugas-marinhas sendo salvas por pescadores no litoral catarinense

Leia Mais