Notícias

Comlurb recolhe quase 11 toneladas de lixo após jogo Brasil x Croácia

Compartilhe:     |  14 de junho de 2014

A Comlurb removeu 10,8 toneladas de resíduos de áreas onde houve reunião de pessoas para assistir ao primeiro jogo da Copa do Mundo, Brasil x Croácia, na tarde de quinta-feira (12). Segundo informou a Comlurb nesta sexta-feira (13), foram recolhidas 5,6 toneladas de lixo após o jogo nas proximidades da arena Fifa Fan Fest, em Copacabana, na Zona Sul do Rio. No Alzirão, como é chamada a Rua Alzira Brandão, na Tijuca, na Zona Norte, 3,5 toneladas foram retirdas depois do jogo. Já em Bangu, na Zona Oeste, a Comlurb retirou das ruas 1,7 toneladas.

O trabalho nessas áreas foi feito por 502 garis. Em Copacabana, nos dias de jogos com eventos na Fifa Fan Fest, 160 garis, três agentes de limpeza e dois gerentes atuam em três turnos de trabalho nas áreas em torno do evento, segundo a Comlurb. Na área interna, a limpeza é feita pela organização do evento. Foram instalados 150 contêineres plásticos nos acessos para permitir o descarte correto dos resíduos sólidos.

Turistas estrangeiros que forem flagrados descartando lixo nas vias públicas do Rio não terão tolerância e serão multados, informou a Comlurb. Para orientá-los sobre o Programa Lixo Zero, a companhia preparou uma campanha educativa voltada para o público estrangeiro. O material de divulgação foi confeccionado em três idiomas.

O Programa Lixo Zero prevê a aplicação de multas que vão de R$ 98 a R$ 3 mil, conforme o tamanho do objeto descartado indevidamente. De acordo com a Comlurb, o infrator que é de origem de países que compõem o Mercosul deverá apresentar o documento de identidade. A guia para pagamento da multa poderá ser imprensa dois dias depois, no site da Comlurb. Se não efetuar o pagamento, terá o nome inscrito no Serasa, que também atua nos países do Mercosul.

Os demais estrangeiros deverão apresentar o passaporte. Da mesma maneira, terão de emitir a guia para pagamento no Banco do Brasil. Segundo a Comlurb, está em andamento um processo de convênio com a Polícia Federal para incluir a multa no passaporte desses estrangeiros.

Equipes distribuidas pela cidade
Segundo a Comlurb, para conscientizar os turistas são mantidas, diariamente, três equipes de divulgação nos principais pontos de circulação de pessoas, como toda a orla e o Maracanã. Atuam abrindo as faixas nos sinais de trânsito com frase em inglês, espanhol e português informando sobre o Lixo Zero.

São distribuídos também folhetos em inglês e espanhol, nos quiosques da Riotur, nos principais hotéis e na abordagem dos Agentes do Lixo Zero. Nesta sexta-feira (13), uma equipe estava no entorno do Maracanã e duas no Leblon, conscientizando turistas e moradores da cidade maravilhosa.

O programa que passou a multar quem joga lixo na rua foi implantado em 2013 com o objetivo de deixar a Cidade Maravilhosa mais limpa. Até abril deste ano, segundo a Comlurb, já haviam sido aplicadas quase 48 mil multas em 62 bairros, nas ruas e praias da cidade. Ainda segundo o órgão, há 51 equipes do Programa Lixo Zero em atuação na cidade.



Fonte: G1 - Rio



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Dia das crianças: não dê animal de presente!

Leia Mais