Notícias

Como afastar escorpiões com remédios naturais e soluções eficazes

Compartilhe:     |  28 de novembro de 2018

No Brasil, a espécie de escorpião mais comum é a Tityus serrulatus, conhecida como escorpião-amarelo, encontrado das regiões sudeste e centro-oeste do Brasil.

Por ser um aracnídeo peçonhento, o escorpião é temido pela maioria das pessoas, por isso, existem alguns cuidados que podem ser realizados de modo a evitar a aproximação dele em nosso ambiente (casa, quintal, jardim). É disso que irá tratar este conteúdo:

1. O que atrai os escorpiões

Os escorpiões são animais noturnos, que ficam escondidos durante o dia. Em ambientes naturais podem ser encontrados em troncos caídos, tocas abandonadas, cupinzeiros, embaixo de pedras.

Nas áreas urbanas, os escorpiões podem se alojar em pilhas de entulho, lixões e rede de água e esgoto, ou seja, onde há acumulo de coisas. Dessa forma, a recomendação para evitar que o ambiente seja favorável ao escorpião é: mantenha tudo arrumado e limpo!

2. Como eliminar as condições favoráveis que atraem os escorpiões

Ambientes favoráveis para escorpiões são lugares com acúmulos de coisas entulhadas, o que facilita ele se abrigar e se esconder.

O indicado para evitar a vinda e entrada de escorpiões no ambiente, no qual se vive, são as seguintes ações:

3. O que fazer em casos de picada de escorpião?

escorpião

Se a pessoa for picada acidentalmente por um escorpião, deve imediatamente buscar atendimento médico, para se recuperar logo da picada.

A picada do escorpião é parecida com a de uma abelha, e o local fica inchado e avermelhado. A peçonha do escorpião age estimulando a liberação de neurotransmissores do sistema nervoso autônomo e conforme a dose de veneno, será a intensidade dos efeitos no organismo. Por isso a necessidade da pessoa ser socorrida rapidamente.

Após as duas primeiras horas da picada do escorpião, os sintomas são os seguintes:

Primeiros socorros, antes ou durante o caminho imediato ao atendimento médico:

4. A importância dos escorpiões

escorpião

Os escorpiões existem há mais de 400 milhões de anos e foram os primeiros artrópodes do ambiente terrestre.

Do ponto de vista biológico e ecológico, os escorpiões representam um grupo importante por serem os principais predadores de insetos e outros pequenos animais, mantendo o equilíbrio do ecossistema, por isso sua caça, apreensão e destruição são proibidas no Brasil.

Por isso, é melhor recorrer às formas preventivas e ecológicas, pois o ser humano tem invadido a casa de muitas espécies, destruído os seus habitats, reduzido as fontes alimentares deles, dizimado vários seres vivos e alterado o meio ambiente, no qual eles podiam viver naturalmente, provocando vários desequilíbrios ecológicos e ambientais.

Dessa forma, a solução mais eficaz é evitar que a tua moradia seja atrativo para escorpiões!



Fonte: Greenme - Deise Aur



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

A surpreendente velha amizade entre um cão e um golfinho

Leia Mais