Evite o Desperdício

Como aproveitar as cascas de limão e laranja?

Compartilhe:     |  31 de maio de 2020

frutas citricas

As frutas cítricas são famosas pela grande quantidade de vitamina C que trazem e sucos de limão e laranja são comuns nas mesas do Brasil. Limão e laranja são boas fontes de vitamina C, ácido cítrico, magnésio, pectina e flavonoides e dazem bem para nossa saúde e sistema imunológico.

O que pouca gente sabe é que os benefícios destas plantas não estão só na polpa. As cascas podem ser aproveitadas de muitas maneiras – é um desperdícios jogar fora tantas utilidades!

Chá detox de casca de limão

Preparar este chá é simples: ferva um litro de água, jogue as cascas de dois limões na panela e abaixe o fogo. Deixe cozinhando por 15 minutos. Espere esfriar e, antes de tomar, coloque o suco dos dois limões que você descascou. Pode juntar mel ou açúcar mascavo.

Pó para tempero

Coloque as cascas em uma assadeira forrada com papel manteiga. Leve ao forno baixo e asse até que fiquem bem secas. Espere esfriar e rale em um ralador bem fininho ou então bata no liquidificar ou processador.

Você pode misturar outros temperos, como pimenta, páprica, ervas ou o que agrade o seu paladar. Este pó pode ser usado para temperar molhos de salada, vegetais, grelhados e ensopados.

O pó de limão puro ou com açúcar pode dar um toque refrescante em bebidas, como sucos ou chás.

Casca doce

Corte as cascas de laranja ou limão em tirinhas. O ideal é tirar as extremidades da fruta e então cortar a casca em pedaços inteiros e compridos, com a parte branca de dentro.

Antes de começar, ferva as cascas em água pura 4 vezes para tirar o amargo. Cobre com água, ferve, troca de água e repete isso 3 vezes.

Para cada 250g de cascas, você vai precisar de 1,5 xícara de água e 3 xícaras de açúcar demerara. Junte a água e o açúcar e ferva até formar uma calda.  Junte as cascas pré-cozidas até que comecem a ficar transparentes.

Tire e deixe esfriar. Se quiser, pode polvilhar com açúcar.

Gelo aromatizado 

Rale as cascas de limão e laranja e coloque com água em forminhas de gelo. Elas podem dar um toque especial ao seu suco ou drink favorito.

Limpeza sustentável

Que tal limpar a sua casa usando produtos naturais? É possível aproveitar cascas de limão e laranja para fazer um desinfetante e limpador multiuso – ecológico e econômico.

Recomendamos que faça uma quantidade menor na primeira vez para testar se gosta do resultado.

Você vai precisar de:

Corte os limões e as laranjas em rodelas grossas. Coloque dentro do recipiente e cubra com vinagre branco. Tampe.

Espera entre 3 e 4 semanas antes de abrir o recipiente. Depois deste período, encha metade de um borrifador com o líquido e complete com água.

Pronto, pode usar para limpar a casa. O vinagre ajuda a dissolver a sujeira e a gordura. O limão é desinfetante, também ajuda a desengordurar e deixa um cheirinho bem gostoso.

E as frutas cortadas que estão no recipiente podem ser reaproveitadas para fazer um novo limpador por 2 ou 3 vezes.



Fonte: CicloVivo - Natasha Olsen



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Gatos: dicas de cientistas para cuidar bem do seu pet

Leia Mais