Notícias

Como curar ressaca: entenda o que é e veja como se hidratar

Compartilhe:     |  28 de fevereiro de 2021

No Dia da Ressaca, saiba como controlar os exageros com dicas simples; veja a lista

Depois de beber à vontade, a ressaca pode vir com força e o mal-estar tomar conta do corpo. Alguns sintomas da ressaca são dor de cabeça, enjoos, sono, diarreia, falta de apetite, dificuldade de concentração, sensibilidade à luz e sede. A nutricionista Camila Monteiro explica o seguinte: “A ressaca é uma reação natural do organismo, é o corpo avisando que precisa eliminar esse álcool em excesso. Isso acaba sobrecarregando o organismo porque ele tem que trabalhar mais que o normal.”

Isso ocorre porque, quando há consumo de álcool, ele é metabolizado no fígado por uma enzima que o converte em uma substância tóxica para o organismo. “Ela fica circulando através do nosso sangue. É por causa dessa substância tóxica que a gente começa a sentir mal-estar, inchaço. E os desconfortos acontecem depois porque o álcool ainda vai ser metabolizado. No dia seguinte é que vão vir os sintomas. Na maioria das pessoas, a ressaca dura de quatro a oito horas depois do consumo exagerado de bebida”, afirma a nutricionista.

O que fazer?

A nutricionista avisa que, para se livrar dessas sensações indesejadas é muito importante se alimentar com coisas leves e se hidratar para repor os nutrientes perdidos. Tudo com alimentos simples e receitas fáceis.

Veja as dicas dela do que fazer e do que evitar durante a ressaca!

  • A proteína, o ovo e o gengibre são importantes. Com o gengibre, pode montar um suco verde ou um chá. Ele tem as propriedades que vão ajudar na eliminação do álcool pelo organismo e na parte do enjoo. O ovo pode fazer cozido, mexido.
  • O tomate serve para desintoxicar o fígado e ajuda a diminuir os sintomas da ressaca.
  • Também é indicado comer brócolis, couve-flor, repolho e couve.
  • Os chás são grandes aliados, como o de boldo. Pode fazer chá de boldo, carqueja e hortelã. São ótimos para aliviar o mal-estar.
  • Uma forma interessante de se hidratar é tomar água de coco. Ela vai repor os nutrientes perdidos. A gente perde muito sódio e potássio.
  • Outra opção para repor os nutrientes é a bebida eletrolítica (isotônicos).
  • Evite o café. Ele é cheio de benefícios, mas nesse caso não é interessante. Ele é irritante da mucosa do estômago, que já está inflamada por conta da quantidade de álcool.
  • Se alimentar bem antes de consumir álcool é muito importante. Evitar comidas gordurosas também porque vão sobrecarregar o fígado. É interessante petiscar frutas secas e desidratadas, castanhas e amêndoas enquanto estiver ingerindo a bebida. São fonte de gordura boa.
  • A ingestão de álcool favorece a diurese, que vai potencializar o efeito da ressaca. Então, bebeu uma dose de álcool, alterna sempre com um copo de água. Porque tem que repor essa água que o álcool está fazendo a gente eliminar. E nessa diurese vai nutriente embora e que vai fazer falta.


Fonte: Receitas - Globo



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Veterinário dá dicas importantes de como cuidar de cães e gatos com a continuação do isolamento social

Leia Mais