Notícias

Como entreter os animais de estimação durante a quarentena de combate ao coronavírus?

Compartilhe:     |  30 de março de 2020

Durante a quarentena, todos devemos ficar em casa, mas isso não significa que não possamos fazer algo para entreter os animais de estimação.

É necessário contar com a colaboração de todos para acabar com a disseminação do COVID-19. Só devemos sair de casa para o essencial: comprar comida, reabastecer, cuidar dos nossos idosos, trabalhar e passear com os nossos animais de estimação. Portanto, é hora de usar toda a nossa criatividade e procurar alternativas de lazer em casa, mas isso não vale apenas para os seres humanos: também podemos entreter os animais de estimação durante a quarentena.

Como entreter os animais de estimação durante a quarentena?

Os dias de quarentena podem ser um bom momento para melhorar o enriquecimento ambiental dos animais de estimação. 

O enriquecimento inclui todas as ações que modificam, adaptam ou criam um ambiente no qual o animal pode expressar seu comportamento natural, característico da sua espécie.

É importante que, mesmo ficando a maior parte do tempo em casa, o animal possa desenvolver os comportamentos naturais da sua espécie. Isso irá ajudá-lo a manter seu estado físico e mental saudáveis.

1. Brincadeiras de olfato para os cachorros

Os cães são capazes de detectar um cheiro a quilômetros de distância, graças às suas mais de 220 milhões de células olfativas. O olfato é essencial na vida do cão; mais de 50% do seu cérebro está focado no olfato, portanto, ele é essencial para um bom desenvolvimento mental.

Podemos estimular o olfato do cão em casa escondendo bolas de comida em almofadas, brinquedos, ou apenas em panos e roupas velhas que estiverem à disposição. Com isso, também conseguiremos reduzir a ansiedade e a voracidade em relação à comida; o cachorro gastará mais tempo e fará mais esforço para comer.

Como entreter os animais de estimação durante a quarentena?

2. Brincadeiras de caça para os gatos

Desperte o instinto de caça do seu gato com brinquedos, cordas ou espanadores e mova-os para imitar pequenas presas. Brincar é uma maneira de aumentar o vínculo com o animal de estimação enquanto ele se exercita e evita a obesidade, um problema comum em gatos domésticos.

Você também pode jogar bolas de papelão, papel ou comida para eles procurarem e caçarem. Cabe destacar que é importante que você dedique um certo tempo para se adaptar à atividade.

Brincadeiras de caça para os gatos

3. Você conhece a erva-dos-gatos?

O catnip ou erva-dos-gatos é uma planta herbácea muito atrativa para os gatos. Ela secreta uma substância volátil chamada nepectalone à qual a maioria dos gatos (entre 50-70% dos gatos domésticos) é sensível.

Os gatos sensíveis podem esfregar a cabeça e o corpo na grama ou pular, rolar, miar, mastigar e salivar. Depois, eles podem mostrar euforia ou excitação, que geralmente dura cerca de 15 minutos.

Você pode comprar a erva-dos-gatos de várias maneiras ou até cultivá-la em casa, pois é facilmente adquirida em alguns supermercados ou lojas online. Demora alguns dias para crescer se você cultivá-la em casa, e você pode oferecê-la ao seu gato pura, dentro de brinquedos, ou até mesmo fazer um spray e borrifar as camas ou raspadores para torná-los mais interessantes.

Você conhece a erva-dos-gatos?

4. Brincar de esconde-esconde

Uma brincadeira tão simples quanto esconder e procurar pode ser a solução para superar o tédio. Mantenha o seu cão (ou o seu gato, se puder) imóvel, esconda-se em algum lugar da casa e dê a ordem para ele te procurar.

Você pode precisar praticar um pouco no começo, mas é uma boa brincadeira para treinar a chamada. Além disso, pode ser muito útil quando a quarentena passar e os cães puderem passear sem coleira pelos parques.

Brincar de esconde-esconde

5. Faça brinquedos caseiros para entreter os animais de estimação

Existem muitos objetos em casa que podem ser usados ​​para entreter os animais de estimação, sejam cães, gatos, coelhos, furões ou roedores. Tubos e caixas de papelão, garrafas vazias de plástico ou bolas de papel são boas opções para esconder alimentos e petiscos.

Cuidado: você sempre deve verificar se todos os materiais que você estiver usando são seguros. Também será necessário monitorar a dinâmica para impedir que o animal roa ou coma o tubo de papelão ou o que você decidiu usar como armazém ou esconderijo.

Faça brinquedos caseiros para entreter os animais de estimação

Entreter os animais de estimação nos ajudará a lidar com a quarentena

Entreter os animais de estimação através de jogos é uma estratégia que não apenas nos ajuda a lidar com a quarentena da melhor maneira possível, mas também melhora o nosso relacionamento com eles e permite entendê-los melhor, além de simpatizar com os animais em geral, tanto domésticos quanto selvagens.

Nota importante: não é recomendável dar ao animal de estimação os rolos de papel higiênico para brincar e depois colocá-los para uso ​​no banheiro. Primeiro, para evitar o desperdício de papel, e segundo, para evitar que ele fique sujo.

Mesmo se você tiver limpado o chão naquela manhã, não é bom usar este produto para brincadeiras em casa, seja com o animal de estimação ou não. O melhor é que você só use os rolos de papelão depois de terminar de usar todo o papel.



Fonte: Meus Animais



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Emocionante: vídeo mostra tartarugas-marinhas sendo salvas por pescadores no litoral catarinense

Leia Mais