Evite o Desperdício

Como evitar o desperdício através da reciclagem

Compartilhe:     |  11 de julho de 2015

A reciclagem contribui decisivamente para a melhoria da saúde pública por reciclar materiais que, no lixão, poderiam propiciar a proliferação de vetores ligados à transmissão de doenças e outros que indiretamente afetariam a saúde pública.

Ela evita a poluição do ambiente, aumenta a vida útil dos aterros sanitários, diminui a exploração de recursos naturais e reduz o consumo de energia.

A reciclagem representa uma grande atividade econômica indireta também, pois diminui os gastos com a limpeza urbana e gera empregos para a população não qualificada.

O vidro, por exemplo é cem por cento reciclável, portanto não é lixo. Um quilo de vidro reciclado produz um quilo de vidro novo. As propriedades do vidro se mantêm mesmo após sucessivos processos de reciclagem.

Ao contrário do papel, que vai perdendo qualidade ao longo de algumas reciclagens. O vidro não pode ser degradado facilmente, então não deve ser despejado no solo.

Para a produção de um material feito de vidro são necessários diversos recursos naturais: areia, barrilha, calcário, carbonato de sódio, cal, dolomita e feldspato, sendo este último um fundente muito raro.

A temperatura para fundição é, em média, mil e quinhentos graus, necessitando muita energia e equipamentos especializados.

A reciclagem do vidro requer menos temperatura para ser fundido, economizando aproximadamente setenta por cento de energia e permitindo maior durabilidade dos fornos.

Uma tonelada de vidro reciclado evita a extração de uma virgula três tonelada de areia, economiza vinte e dois por cento no consumo de barrilha e cinqüenta por cento no consumo de água.

Fonte: Espaço Ecológico



Fonte:



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Lei que proíbe piercings e tatuagens em animais é sancionada no Distrito Federal

Leia Mais