Evite o Desperdício

Como evitar o desperdício de água

Compartilhe:     |  26 de outubro de 2014

Aqui você encontra algumas dicas de como evitar o desperdício de água em sua casa:

Evite tomEvite tomar banhos demorados.Cinco minutos de chuveiro são suficientes. Feche a torneira enquanto escova os dentes ou faz a barba

 

 

 

Não use o vaso sanitário como lixeira ou cinzeiro, porque, além de gastar mais água, os objetos despejados ainda podem causar entupimento. Procure manter a válvula de descarga sempre regulada para evitar o derperdício.

 

 

 

Para lavar o carro, use balde e pano, evitando o uso de mangueira, principalmente durante o período de estiagem.

 

 

 

Na hora de limpar a calçada use vassoura e balde com água. “Varrer” a calçada com a mangueira só traz desperdício.Para regar plantas, use sempre balde ou regador.

 

 

 

Feche a torneira enquanto ensaboa a louça. Uma forma também de economizar é colocar água com detergente até a metade da pia e deixar a louça de molho. Depois de ensaboar, encha a pia com água limpa e enxague de uma vez.

 

 

Deixe acumular roupa para lavar de uma só vez. Só ligue a máquina quando ela estiver cheia. No tanque, mantenha a torneira fechada enquanto ensaboa e esfrega a roupa.Aproveite a água que usou para ensaboar as roupas para lavar o quintal.

 

 

Verifique os vazamentos. Uma torneira mal fechada pode trazer muito prejuízo. Veja alguns exemplos de quanto uma torneira gasta pingando durante todo um dia:

 

 

Gotejanto – 46 litros
Aberta em 2mm – 4.512 litros
Aberta em 6mm – 15.400 litros
Aberta em 12mm – 33.984 litros

Dicas para teste de vazamento:

No vaso sanitário – jogue cinzas no fundo da privada. Se houver movimentação é porque há vazamento.

No hidromêtro – quando a caixa d’água estiver cheia (já não vai haver barulho de caixa enchendo) feche todas as torneiras e desligue os aparelhos que usam água e deixe aberto os registros na parede. Anote o número que aparece no relógio. Espere cerca de uma hora e confira novamente. Se o número mudar é porque há vazamento na casa.

Se você colocar essas pequenas práticas do seu dia-a-dia terá uma boa economia no fim do mês e mais importante do que isso é contribuir para preservação desse líquido essencial para a nossa sobrevivência. Seu papel é muito importante e se todos pudessem exercer essa contribuição o nosso futuro agradece.

Fonte: Aesbe – Sanesul



Fonte:



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Alimentação natural para cães: saiba tudo sobre o assunto

Leia Mais