Notícias

Como higienizar bem alimentos como legumes, verduras e frutas

Compartilhe:     |  8 de abril de 2020

Os cuidados com a alimentação vão além de escolher o que comemos. O processo de higienização dos alimentos é uma etapa muito importante. Hortaliças, frutas e vegetais são produzidos no meio ambiente e carregam bactérias, vírus e parasitas. No caso de alimentos produzidos de forma não orgânica, os agrotóxicos são outra preocupação.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a intoxicação alimentar é uma realidade com consequências graves: 582 milhões de pessoas que adoecem, e destas, 351 mil morrem por ingestão de alimentos contaminados anualmente.

“Não basta utilizar somente água corrente. A água apenas retira a sujeira superficial. A primeira dica: se o preparo do alimento for realizado antes do consumo, o ideal é colocar o item escolhido em um saquinho plástico aberto dentro da geladeira por uma hora. Desta maneira, a temperatura do alimento diminui e não há a absorção de microrganismos no momento da higienização. Se a compra for feita no dia anterior, a sugestão é guardar o alimento na geladeira e só higienizar na hora do preparo”, ressalta Daniela Lasman, nutricionista da academia Bodytech.

Passo a passo

Segundo os especialistas, a higienização deve ser realizada da seguinte maneira: retire todas as partes estragadas, passe todos os alimentos em água corrente e faça uma mistura 1 litro de água e uma colher de bicarbonato de sódio ou com duas colheres de vinagre ou com produtos específicos para esterilizar alimentos.

Deixe todos os alimentos mergulhados nessa solução em um recipiente por no mínimo 15 minutos. Com a ajuda da de uma escova lava legumes ou de uma esponja destinada especialmente para limpar os alimentos, esfregue e retire todas as impurezas que ainda estão nos alimentos. Para finalizar, passe todos os itens na água corrente novamente.

 

lavar alimentos
Foto: Ja Ma | Unsplash

Agrotóxicos

Segundo a Anvisa, o Brasil é o país que mais consome agrotóxicos no mundo. Muitas frutas, verduras e legumes têm concentração de produtos químicos acima do permitido.

Escolher produtos orgânicos é uma maneira de garantir alimentos sem veneno. Mas é importante verificar se os alimentos têm o selo de certificação do produto. Há diversas feiras de verduras, legumes e frutas orgânicas espalhadas pelo Brasil. Para saber onde fica a feira mais próxima basta acessar o site: https://feirasorganicas.org.br/.

Outra dica: faça a sua própria horta. É possível plantar os alimentos preferidos em qualquer lugar, independentemente do espaço. Além de ser uma maneira eficaz de garantir a origem dos itens, você terá um momento de tranquilidade e conexão com a natureza.



Fonte: CicloVivo



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Dicas para prevenir os resfriados em cães

Leia Mais