Evite o Desperdício

Como plantar com sobras de alimentos

Compartilhe:     |  23 de maio de 2020

plantar cebola

Temperar a comida com ervas colhidas em casa é uma das vantagens de quem monta uma horta na varanda ou no jardim. E isso é possível a partir do reaproveitamento de seus próprios restos de ervas e vegetais. Confira abaixo as dicas da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMAS), da prefeitura de Recife.

Entre os vegetais, a prática pode ser feita com alface, cebola, manjericão, cebolinha e alho. “Caso não tenha terra em casa, pode pegar um pouco da terra da área verde do prédio ou do jardim, sem problemas. Reutilizar os talos e cascas é uma boa maneira de evitar o desperdício e você pode fazer isso cultivando o que sobrar de hortaliças consumidas no dia a dia”, explica a arte-educadora da SMAS, Silvana Coutinho.

Os melhores horários para regar e manejar as plantas são o início da manhã e o final da tarde. E lembre-se: nada de encharcar a terra na hora da rega. É mais comum matar a planta por excesso de água do que por falta.

Confira dicas simples para iniciar o plantio:

Alface

Basta enterrar a raiz retirada antes de lavar o alimento e deixar em um lugar ensolarado e úmido.

Cebola

Depois de cortar a cebola, deixe as partes que seguram a casca secar por alguns dias. Em seguida, abra um espaço em um vaso e coloque os restos dentro e deixe-a crescer. As raízes vão regenerar – assim que elas aparecerem, você pode puxar a cebola usada para o replantio, com muito cuidado.

Manjericão

Deixe a folha com um pedaço de caule e coloque-a dentro de um copo d’água. Troque o líquido depois de alguns dias, até que as raízes tenham cinco centímetros de comprimento. Depois, você pode plantar a erva na terra para que ela cresça mais.

Alho

Para começar a cultivar alho é necessário apenas um dente de alho. Basta plantar com a raiz para baixo em um vaso e deixá-lo em um local com grande intensidade de luz solar. Uma vez que novos brotos aparecerem, pode cortá-los para que a planta concentre sua energia na produção do bulbo do alho.

Quer aprender mais? Aprenda como fazer mudas com as sementes do que você come.



Fonte: CicloVivo



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Emocionante: vídeo mostra tartarugas-marinhas sendo salvas por pescadores no litoral catarinense

Leia Mais