Dicas Ecológicas

Como recuperar peças de roupa mofadas?

Compartilhe:     |  1 de março de 2015

Jamais passe por esse problema novamente e nem se renda a produtos químicos não seguros

Roupas no varal

Aquela sensação de pegar uma roupa ou uma toalha guardadas no seu armário e ser surpreendido com um cheiro desagradável de mofo e com umas grandes manchas verdinhas é de doer. Além do cheiro desagradável ficar na sua vestimenta, o mofo pode se espalhar para fora do armário e impregnar toda sua casa.

Por que o odor aparece?

Isso ocorre devido ao excesso de umidade do ar no ambiente. A partir disso, a proliferação dos fungos aumenta. E realmente não é nada agradável encontrar suas roupas nesse estado. Tem gente que lave, mas o cheiro continua lá. Acaba dando até vontade de jogar a roupa fora, né? Mas o cheiro mofado de algumas peças é uma questão reversível. Para se livrar do odor, existem práticas que não necessitam de produtos químicos nocivos e que acabam sendo mais fáceis de serem feitas do que se pensa.

Dicas

• Vinagre
Você pode começar pelo truque do vinagre, que é bem simples e rápido. Jogue água quente numa bacia com a peça de roupa dentro e misture com dois copos de vinagre. Deixe de molho por mais ou menos oito horas. Depois lave a roupa com a mão e deixe-a secar completamente antes de guardá-la novamente ou vesti-la.

• Freezer
Para roupas que não podem ser lavadas: o método do freezer – esse método é utilizado para alguns tipos de roupa que são feitos com tecidos que não se devem molhar. Ponha esses tipos de peça em uma bolsa grande de plástico e coloque-a no freezer. Após dois dias, tire-a de lá e deixe o gelo derreter.

• Ebulição
Para toalhas, disponibilizamos o truque da ebulição – essa pratica é recomendada somente em toalhas, pois pode danificar outros tipos de tecido. Para começar, ferva em um recipiente uma quantidade considerável de água para que cubra suas toalhas. Depois disso, jogue a água fervente sobre as toalhas em cima de uma pia ou banheira. Deixe agir por aproximadamente dez minutos. Termine lavando algumas vezes com água gelada.

Esses métodos citados são ótimas alternativas para livrar suas roupas de cheiros indesejáveis e que não prejudicam o tecido.

Fonte: Equioe Ecycle



Fonte:



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Educação canina para iniciantes: 5 dicas

Leia Mais