Notícias

Como remover completamente os resíduos do protetor solar no final do dia?

Compartilhe:     |  7 de janeiro de 2021

Assim como as máscaras de cílios à prova d’água, os protetores solares são conhecidos por serem difíceis de remover completamente. Sobretudo os resistentes à água. Some-se a isso a importância de usar todos os dias, mesmo em casa (a luz azul, dos computadores e celulares, é danosa para a pele também), e de reaplicar várias vezes, não é de admirar que muita gente tem sentido a pele mais pesada, oleosa, e até percebendo o aparecimento de acne, nos últimos tempos. Por isso, perguntamos para especialistas a melhor forma de limpar a pele e ir para a cama com a certeza de que não há resíduo sobre resíduo de FPS no rosto.

Segundo a dra. Joyce Rodrigues, farmacêutica bioquímica especialista em Cosmetologia, a combinação de demaquilante mais gel de limpeza é super eficiente para esse trabalho. “O combo tem o poder de remover produtos resistentes, como é o caso de filtros solares à prova d’água e com fatores mais altos e texturas mais encorpadas”, explica.

Outra dica da especialista é adotar sabonete, gel, loção específicos para o tipo de pele e com pós-biótico na formulação. “Eles são altamente benéficos para o equilíbrio do microbioma, responsável pela regulagem do sistema imunológico”, enfatiza. Os pós-bióticos, segundo a dra. Joyce, são até mesmo capazes de aliviar o processo acneico em condições inflamatórias. “Na pele, eles atuam de forma a impulsionar as bactérias necessárias para se atingir o equilíbrio da microbiota, e, com este equilíbrio, é possível ter o controle da acne, por exemplo.”

A dermatologista carioca Laís Leonor, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, diz o método double washing, que é a dupla lavagem, é uma ótima opção para fazer uma limpeza diária eficiente e sem agredir a pele. “A tendência asiática é, basicamente, aplicar oil cleansing e depois sabonete ou gel de limpeza para remover os resíduos mais resistentes que ficam na pele, como maquiagem, acúmulo de produtos e poluição. É efetiva.”

E a água micelar? A dra. Laís avisa que, sozinha, ela não é suficiente para a remoção do FPS. O ideal é finalizar com um gel ou sabonete de limpeza. Para finalizar, a médica carioca ainda indica uma limpeza profunda, seguindo todos os passos da rotina, uma vez por semana: “Lavar com sabonete ou gel de limpeza específico para cada tipo de pele, seja oleosa, acneica, sensível, mista ou ressecada, seguido de esfoliação e, na sequência, máscara facial por 20 minutos. Depois, água termal e hidratante potente”, completa.



Fonte: Marie Claire - MIDIÃ NOELLE E GIULIANA CURY



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Receitas de Biscoitos Saudáveis para Cachorros

Leia Mais