Espaço Animal

Como restaurar o equilíbrio intestinal de cães e gatos

Compartilhe:     |  21 de setembro de 2019

Para restaurar a flora bacteriana, podemos contar com a ajuda dos probióticos.

No intestino, habitam uma série de micro-organismos benéficos para o bom funcionamento do sistema digestivo. Esses micro-organismos estão presentes em uma quantidade e proporção específicas. Se esses parâmetros forem afetados, causam diarreia, má digestão, vômitos… A seguir, você aprenderá a importância da flora bacteriana em cães e gatos, além de saber como restaurar o equilíbrio intestinal destes animais.

Por que a flora bacteriana é importante para o o equilíbrio intestinal de cães e gatos?

Para restaurar o equilíbrio intestinal, devemos devolver a flora bacteriana ao seu estado normal. A flora contribui para o funcionamento do organismo nas tarefas de:

Quais bactérias compõem a flora bacteriana?

A flora bacteriana é adquirida após o nascimento. A maior quantidade de bactérias é encontrada no intestino delgado. A amamentação desempenha um papel importante na aquisição da flora e dos anticorpos.

Nos animais, as primeiras bactérias que colonizam o aparelho digestivo são as dos gêneros Escherichia e LactobacillusUm ecossistema equilibrado de diferentes espécies, como a Bifidobacterium, é estabelecido ao longo do tempo.

Flora bacteriana

Lactobacillus e Bifidobacterium geram ácido láctico. Essa substância altera o pH digestivo, o que é prejudicial para muitas bactérias patogênicas. Dessa maneira, cria-se um ambiente protetor.

Também são capazes de criar substâncias inibidoras de patógenos, como enterobactérias. Assim, mantêm um equilíbrio na população bacteriana. De fato, essas bactérias são consideradas probióticas.

O que é um probiótico?

Um probiótico é um micro-organismo que deve ser:

Existem alimentos naturais que contêm essas bactérias vivas. Consulte seu veterinário para descobrir quais alimentos seriam bons para o seu animal de estimação. Você também pode comprar probióticos liofilizados para animais de estimação.

E os prebióticos?

Os prebióticos são oligossacarídeos presentes nos alimentos. Favorecem o crescimento de certas espécies de bactérias benéficas, principalmente bifidobactérias e lactobacilos.

Nas rações para cães e gatos, você poderá vê-los como FOS e MOS, as siglas dos oligossacarídeos que os formam. Os prebióticos são encontrados naturalmente em muitos alimentos. O alho, a beterraba e a chicória são alguns deles.

Probióticos para restaurar o equilíbrio intestinal dos cães

Probióticos para restaurar o equilíbrio intestinal de cães e gatos?

Se seu cão ou gato sofreu recentemente alguma alteração que afetou o trato digestivo, como vômitos, diarreia, fezes anormais, uso de antibióticos… É provável que o veterinário recomende algum tipo de suplemento.

Estes suplementos para restaurar a flora bacteriana de cães e gatos são comercializados na forma de um pó para adicionar aos alimentos.

Equilíbrio intestinal dos gatos

A flora bacteriana é essencial para o bom funcionamento do sistema digestivo. Um desequilíbrio nas populações bacterianas pode causar má digestão, vômito ou diarreia.

Restaurar o equilíbrio intestinal de cães e gatos com probióticos pode ser uma grande ajuda para recuperar a saúde dos nossos amigos fiéis.

Uma boa dieta com uma composição variada e rica em nutrientes também fornecerá o substrato certo para a flora bacteriana, algo essencial para o animal permanecer saudável.



Fonte: Meus Animais



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Saiba como proceder em caso de envenenamento de cães e gatos

Leia Mais