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Como se alimentar bem no verão? Dicas de nutricionista para a estação do calor

Compartilhe:     |  18 de novembro de 2020
Que tal aproveitar a chegada do verão para mudar seus hábitos e apostar em uma alimentação mais saudável? Como os dias são mais quentes, nada como escolher alimentos frescos e bebidas refrescantes para compor o cardápio, não é mesmo? O Purepeople conversou a nutricionista Luna Azevedo, que deu dicas valiosas para você se alimentar bem na estação e ainda compartilhou ideias simples e gostosas experimentar. Veja a seguir e não deixe de conferir mais dicas no nosso Especial de Verão!

PRIORIZE OS ALIMENTOS DA ESTAÇÃO E BEBA MUITO LÍQUIDO!

Uma dica certeira para montar um cardápio saudável e equilibrado no verão é apostar nos alimentos que estão na época. Além de terem um preço mais em conta, você não vai ter dificuldade de encontrar e nem desculpa para não incluí-los no seu cardápio. “Alguns exemplos são os variados tipos de pimentão, a abóbora e a beterraba, além das frutas como a manga, a uva, o maracujá, a laranja, a melancia a carambola e as consumidas comumente nas festas como a lichia e a cereja”.

Muita gente aproveita o verão e a temporada de férias, quando possível, para viajar ou ir à praia. E, nesses casos, vale redobrar a atenção com a alimentação. “Alimentos gordurosos ou com muito sal podem aumentar a desidratação e tornar a digestão mais lenta, por isso são desaconselhados”, reforça a nutri.

Luna também alerta para a importância de saber a procedência dos alimentos e priorizar a higiene no preparo e no manuseio. “O calor, característico da estação, favorece o desenvolvimento de bactérias, aumentando as chances de certos tipos de contaminação dos alimentos. Por este motivo, é necessário comprar e consumir produtos de lugares confiáveis, além de manter as compras bem estocadas e higienizadas”.

Nutri dá dicas de opções saudáveis para o verão
Nutri dá dicas de opções saudáveis para o verão

CONFIRA 5 OPÇÕES SAUDÁVEIS PARA CONSUMIR NO VERÃO

Frutas, saladas, legumes e cereais são opções que você pode incluir no seu cardápio de verão para curtir a estação com saúde. Pensando nisso, Luna Azevedo separou 5 ideias saudáveis para você incluir na sua rotina e consumir em qualquer lugar. Confira!

Aposte nos líquidos, mas lembre-se que bebidas alcóolicas podem desidratar

1 – Smoothie de banana, morangos e leite de amêndoas: “A banana é fonte de magnésio, um mineral importante para recuperação muscular. Os morangos são fontes de antioxidantes, que estão ligados a prevenção de doenças cardiovasculares e câncer. O leite de amêndoas é fonte de gorduras boas, que nos promovem saciedade, vitamina E, auxiliando o combate ao envelhecimento precoce“.

2 – Bowl de frutas com tahine: “as propriedades vão depender das frutas que usar, não tenha medo de testar várias opções que mais se adequam ao seu paladar. Umas das misturinhas que sou fã é melancia + abacaxi + tahine , uma combinação super refrescante e muito nutritiva”.

3 – Mix de frutas desidratadas e oleaginosas: “pode-se misturar uma xícara de café de cranberry ou goji berry desidratado com uma xícara de café de uva-passa, dois damascos secos picados e sementes de abóbora, de girassol, de soja torrada, de amêndoas, sem sal, castanha de caju e duas castanhas do Pará”.

Nutri compartilha receitas refrescantes para o verão. Veja!

4 – Legumes fatiados: “uma opção leve, refrescante e com poucas calorias. Alimentos como a cenoura baby, o pepino cortado em tiras finas e o tomate-cereja, por exemplo, são ótimas opções de acompanhamentos. Devem ser mantidos refrigerados e, para dar um sabor a mais, pode-se temperar com um pouco de sal marinho, sal rosa ou flor de sal com ervas”.

Prefira alimentos frescos e saiba a procedência do que está consumindo

5 – Milho cozido: “É comum venderem na praia milho cozido. Porém, como não temos certeza da segurança alimentar deste alimento, o ideal é que você leve o seu lanche de casa. Para dar um sabor a mais, leve sal marinho e ervas desidratadas para temperar”.



Fonte: Pure People - Marina Couto



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