Notícias

Comunidades de Tabatinga (AM) recebem orientações para manejo do pirarucu

Compartilhe:     |  27 de maio de 2016

Moradores de diversas comunidades de Tabatinga receberam orientações sobre o manejo sustentável do pirarucu no lago do Caiau. A iniciativa é das secretarias Municipal de Produção Rural e Abastecimento de Tabatinga e a de Meio Ambiente.

Em entrevista ao programa Amazônia Brasileira desta quarta-feira (25), o secretário municipal de Produção Rural de Tabatinga, Jânio Ferreira Amorim, falou sobre o manejo sustentável do pirarucu no Lago Caiau e os seus benefícios para as comunidades participantes das reuniões.

Segundo Jânio, durante dois anos foram realizadas diversas reuniões com os moradores da comunidade de Teresina III (com as comunidades Bom futuro, Teresina IV e Araçarí), sobre o manejo da pesca do Pirarucu no lago do Caiau, localizada na zona rural do município. Por ser a base de renda dos ribeirinhos, um dos principais temas tratados foi o planejamento do manejo do lago: “Há quatro anos atrás, a pesca predatória era tão intensa que não se via mais pirarucu nesse lago. Agora a preservação voltou e nesses dois anos o aumento foi grandioso. Se preservarmos, nós teremos alimentos para o futuro”, disse o secretário.

“Aqui no Alto Solimões o manejo de lagos está muito intenso e está dando resultado para todos os municípios que começaram esse trabalho, então para a comunidade esse trabalho será de extrema necessidade, pois quando começar o período de pesca, a comunidade só poderá retirar 30% e 70% deverá ser preservado para a reprodução. A fiscalização será feita por órgãos de fiscalização e preservação, como o Ibama e Ipaam, que avaliará os peixes pescados, que só poderão ser abatidos se medirem acima de 1,5 metro. Primeiro pensa-se em abastecimento local do município, apenas quando isso for garantido que se pensará em uma comercialização para outras localidades. Só poderão entrar lá pessoas de comunidades que estão participando do projeto e a fiscalização será feita pelos comunitários”, explicou Jânio Ferreira Amorim.



Fonte: EBC Agência



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Gatos: dicas de cientistas para cuidar bem do seu pet

Leia Mais