Notícias

Concurso artístico global promove debate sobre a importância da vida marinha

Compartilhe:     |  23 de janeiro de 2019

O Fundo Internacional para o Bem-Estar Animal (IFAW), sediará um concurso artístico global em colaboração com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e a Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies Ameaçadas da Fauna e Flora Selvagens (CITES) para comemorar o Dia Mundial da Vida Selvagem (WWD). O Dia Mundial da Vida Selvagem da ONU é reconhecido anualmente no dia 3 de março para celebrar e aumentar a conscientização sobre os animais e plantas silvestres do mundo.

Pela primeira vez as espécies marinhas serão o foco do concurso, cujo tema é “Life below water: for people and planet”. O concurso de 2019 está em estreita sintonia com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas 14 (Vida abaixo da água) e apresenta uma oportunidade para incentivar o engajamento dos jovens enquanto destaca espécies marinhas que serão discutidas na próxima reunião global da CITES em maio de 2019.

O concurso de arte envolve crianças e adolescentes e visa construir um senso de conexão entre a juventude e o mundo marinho, dando-lhes a chance de destacar a importância crítica da vida marinha para o nosso dia a dia.

As inscrições começaram na quarta-feira, 16 de janeiro, e os participantes podem enviar suas obras digitalizadas pelo site da IFAW até 31 de janeiro. Doze semi-finalistas serão escolhidos e a obra vencedora será decidida por um painel de juízes especialistas até o dia 11 de fevereiro. O vencedor do concurso será anunciado na cerimônia da WWD realizada na sede da ONU, em Nova York, no dia 1º de março, onde terá a oportunidade de comparecer pessoalmente como convidado de honra.

“Estamos entusiasmados com a colaboração global em torno deste tema crítico e com a oportunidade de inspirar jovens de todas as idades no concurso artístico de 2019. Este evento ajudará a conscientizar os jovens e toda a população sobre as ameaças enfrentadas pela vida selvagem em todo o mundo. Estamos esperançosos de que a comunidade global de jovens se unirá para compartilhar seu senso de conexão com a natureza,” disse Kelly Johnston, Oficial de Programa da IFAW.

Como ressalta Midori Paxton, Chefe de Biodiversidade e Ecossistemas do PNUD: “Mais de três bilhões de pessoas dependem da biodiversidade marinha e costeira para sua subsistência; os oceanos ajudam a mitigar o impacto da mudança climática. Se quisermos garantir que os ecossistemas oceânicos sejam manejados de forma sustentável nas gerações atuais e futuras, é necessária uma resposta global abrangente que inclua o engajamento dos jovens em questões relacionadas à saúde do ecossistema marinho.”

O Dia Mundial da Vida Selvagem foi criado em 2013 na 68ª sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas (AGNU), marcando o dia da assinatura da CITES. Desde então, tornou-se o mais importante evento anual especificamente dedicado à vida selvagem.



Fonte: Anda



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Colecionadores de fãs, os siameses são inteligentes, comunicativos e brincalhões. Conheça curiosidades da raça

Leia Mais