Notícias

Conferência climática decisiva deve atrair até 50 mil à França, em 2015

Compartilhe:     |  11 de junho de 2014

Um público de até 50 mil pessoas deve participar da Conferência do Clima, em Paris, em dezembro de 2015, com o objetivo de concluir um pacto no âmbito da ONU para combater as mudanças climáticas.

De acordo com o ministro das Relações Exteriores da França, Laurent Fabius, “são aguardadas entre 40.000 e 50.000 pessoas de 95 países”. Segundo ele, cerca da metade dessas pessoas será de delegados oficiais, e as demais serão pessoal de apoio e observadores.

As negociações, sob os auspícios da Convenção-quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC, na sigla em inglês), serão realizadas entre 30 de novembro e 11 de dezembro de 2015.

A maior participação oficial em uma conferência climática foi na cúpula de Copenhague, em 2009, da qual participaram cerca de 26.600 delegados.

Novo acordo climático
Com entrada em vigor a partir de 2020, o acordo que for firmado em Paris deve conter as emissões de carbono que estão afetando o frágil equilíbrio climático da Terra, aumentando os riscos de secas, inundações, tempestades e aumento do nível do mar.

Esforços para garantir um acordo se intensificam nos preparativos para Paris, com uma cúpula especial de chefes de Estado e governo, convocada pelo secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, prevista para 23 de setembro, em Nova York.

A rodada de negociações deste ano, prevista para dezembro, em Lima, Peru, deve produzir um esboço de acordo sobre o qual construir o acordo de Paris.

Os países se comprometeram a anunciar suas metas de redução de emissões no primeiro trimestre do ano que vem.

As Nações Unidas querem limitar o aquecimento global a 2ºC com base nos níveis pré-industriais, mas cientistas dizem que as tendências de emissões atuais podem fazer as temperaturas subir para mais que o dobro deste nível até o fim do século.



Fonte: G1



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Dia das crianças: não dê animal de presente!

Leia Mais