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Confira alimentos bons para imunidade em tempos de Coronavírus

Compartilhe:     |  2 de setembro de 2020

É fundamental saber escolher o que colocar no prato, pois a alimentação e imunidade estão diretamente ligados. O que você come é um dos pilares da sua imunidade. Outros fatores também muito importantes para cuidar do seus sistema imunológico, como dormir bem, manter as emoções equilibradas, praticar atividade física (mesmo em casa!) e controlar o estresse!

Ou seja, o que você come deve ser rico em vitaminas, minerais e outras substâncias que são fundamentais para o sistema imunológico!

CORES PARA AUMENTAR A IMUNIDADE

Em primeiro lugar, é muito importante manter uma alimentação colorida e fresca! Depois, tenha cuidado com o excesso de alimentos congelados, industrializados, fast food, carboidratos vazios.

Consumir alimentos frescos é primordial para que tenhamos frescor e vitalidade! Um conceito importante é a recomendação diária de frutas e vegetais (pelo menos duas frutas diferentes ao dia e duas porções generosas de hortaliças).

Salada Clássica Refrescante — Foto: Gshow

Salada Clássica Refrescante — Foto: Gshow

Consumir frutas doces ajuda a diminuir a vontade de comer doces com açúcar refinado. Além disso, ajuda muito a saúde do fígado, trazendo mais vitalidade e auxilia a lidar melhor com as emoções como raiva.

Mas não pode exagerar, pois o excesso de frutose (o açúcar natural das frutas) também pode ser prejudicial à saúde!

Consumir frutas doces ajuda a diminuir a vontade de comer doces — Foto: Gshow

Consumir frutas doces ajuda a diminuir a vontade de comer doces — Foto: Gshow

Quanto mais colorido, melhor! Aqui vão vários grupos de pigmentos pra ajudar você:

  • ALIMENTOS PARA IMUNIDADE: ROXOS – Uva, figo, berinjela, cereja.
  • ALIMENTOS PARA IMUNIDADE: VERMELHOS – Tomate, melancia, pimentão, goiaba.
  • ALIMENTOS PARA IMUNIDADE: LARANJA E AMARELO – Abóbora, pimentão, cenoura, caqui.
  • ALIMENTOS PARA IMUNIDADE: VERDE CLAROS – Alface, chuchu, abobrinha
  • ALIMENTOS PARA IMUNIDADE: VERDE ESCUROS – brócolis, escarola, couve.

 

Importante: se o seu prato tem somente tons de amarelo e branco é porque está com excesso de carboidratos!

O mel contribui muito para a vitalidade — Foto: Unsplash

O mel contribui muito para a vitalidade — Foto: Unsplash

Alimentos apícolas, como geleia real, mel, pólen, própolis, também contribuem e muito na vitalidade. Faça antes um teste para saber se é alérgico ou não. Para isso consuma uma pequena quantidade e perceba se você sente alguma reação.

A geleia real – que é o alimento da abelha rainha – é um alimento extremamente poderoso, pois atua até na epigenética, ou seja, é capaz de modificar os nossos genes! Sempre utilize esses produtos pela manhã em jejum ou antes de dormir, que os resultados são ainda melhores!

ALIMENTOS PARA IMUNIDADE: CONHEÇA OS NUTRIENTES QUE AJUDAM A BLINDAR O CORPO

  • Vitamina C: aumenta a produção das células de defesa, fortalecendo a resistência. Coma frutas cítricas (laranjas, tangerina, mexerica, limão), acerola, kiwi, tomate, goiaba e também a couve.
  • Vitamina E: atua em conjunto com a vitamina A e o selênio, agindo como poderoso antioxidante. Coma abacate, folhas verde-escuras, castanha do pará e azeite.
  • Vitamina A: tem ação anti-inflamatória. Está presente na cenoura, abóbora, espinafre, mamão, caqui, gema de ovo.
  • Selênio: tem ação anti-inflamatória, antioxidante e imunoestimulante. Você encontra nos frutos do mar, castanha do pará, cereais integrais, ovos.
  • Zinco: atua na reparação dos tecidos e no sistema imunológico. Tem nos frutos do mar, carne vermelha, leguminosas, semente de girassol, gema de ovo e aveia.
  • Ácido fólico: atua na formação dos glóbulos brancos. Consuma vegetais verde escuros, como feijões e cogumelos.

AÇÚCAR É RUIM PARA IMUNIDADE

Cuidado com o açúcar! — Foto: Divulgação

Cuidado com o açúcar! — Foto: Divulgação

Lembrando que uma dieta rica em açúcares interfere na capacidade do organismo de destruir bactérias maléficas:

  • o consumo de álcool diminui a eficácia do sistema imunológico,
  • magreza (baixo peso) e obesidade (excesso de peso) estão associadas a um sistema imunológico debilitado.
  • obesidade aumenta o risco de infecções.
  • Dietas restritas em calorias enfraquecem nossas defesas.
  • o estresse debilita o organismo!


Fonte: Horóscopo ETC - Por Amanda Regina



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