Notícias

Confira quais são os hábitos saudáveis que vão ampliar a sua expectativa de vida

Compartilhe:     |  13 de março de 2020

Existem cinco hábitos que podem ajudar a viver até uma década a mais, reduzindo o risco de câncer, problemas cardíacos e diabetes. Confira quais são eles:

Um estudo realizado por 20 anos com mais de 111 mil pessoas descobriu que um estilo de vida saudável poderia aumentar a expectativa de vida, sem doenças crônicas, em até 10 anos para as mulheres e sete anos para os homens.

Os pesquisadores encontraram quais são os hábitos que, se adotados no dia a dia, ajudam a prolongar a vida de forma saudável: nunca fumar; adotar uma dieta saudável; procurar manter um Índice de Massa Corporal (IMC) de 18,5 a 24,9; realizar pelo menos 30 minutos de exercício moderado a vigoroso todos os dias; e fazer uma ingestão moderada de álcool, ou seja, não mais que um copo pequeno de vinho ou cerveja por dia.

No estudo, publicado no British Medical Journal, foi identificado que mulheres de 50 anos que preencheram quatro ou cinco desses critérios provavelmente viveriam mais 34 anos sem contrair câncer, doença cardiovascular ou diabetes tipo 2. São 10 anos a mais do que aqueles que não seguiram nenhuma dessas práticas.

Para os homens, a expectativa média era de mais 31 anos de vida livre de doenças – sete anos a mais do que aqueles que tinham estilos de vida menos saudáveis.

Nunca é tarde para começar

O estudo também revelou que as pessoas que adotaram hábitos saudáveis ​​mesmo após o diagnóstico de doenças ainda se beneficiariam. Para se ter uma ideia, metade das pessoas com câncer que adotaram pelo menos quatro dos hábitos saudáveis ​citados conseguiram ampliar o tempo de vida em até 22,9 anos, enquanto aquelas que não adotaram nenhum hábito saudável, viveram cerca de 11 anos a mais. Pessoas que adotaram apenas um hábito desta lista prolongou a expectativa de vida em dois anos.

A conclusão dos pesquisadores é a de que quanto mais hábitos saudáveis ​​as pessoas tiverem, mais prolongadas serão as suas vidas. E sentir-se bem consigo mesmo e cuidar da saúde é importante não só para aumentar a expectativa de vida, mas também é fundamental para a sua auto-estima.

Manter um estilo de vida saudável não é tão difícil, nem exige muito trabalho. Basta aplicar as dicas de boa saúde listadas acima, nem que seja aos poucos, e certamente você se sentirá bem melhor!



Fonte: Pensamento Verde



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Medicamentos e remédios caseiros: o que fazer e o que não fazer?

Leia Mais