Notícias

Congresso do Chile aprova PL que proíbe uso de plásticos descartáveis

Compartilhe:     |  31 de maio de 2021

Com a aprovação, a proposta segue para a análise do presidente Sebastián Piñera, que decidirá pela sanção ou pelo veto

O Congresso do Chile aprovou um projeto de lei, em votação realizada na última semana, que proíbe o uso de plásticos descartáveis e de uso único. A medida determina que estabelecimentos comerciais substituam canudos, copos, talheres, tampas, misturadores de bebidas e embalagens em geral que forem feitas de plástico e passem a utilizar itens feitos com material biodegradável.

Com a aprovação, a proposta segue para a análise do presidente Sebastián Piñera. Caso seja sancionada, poderá começar a ser implementada em um período de seis meses.

A proposta determina ainda que “todos os supermercados, armazéns e minimercados, na sua venda presencial e eletrônica, devem oferecer e receber garrafas retornáveis” e abre exceção para as descartáveis apenas se forem feitas de material reciclado coletado no país e em percentuais que deverão aumentar de maneira progressiva.

Para a ministra do Meio Ambiente, Carolina Schmidt, considerou que a aprovação do projeto é um marco na “proteção do meio ambiente” no país. “Um projeto responsável, mas ambicioso, que nos permite retirar mais de 23 mil toneladas de plásticos gerados por ano”, pontuou Schmidt.

A aprovação da proposta é resultado do trabalho de conscientização realizado desde 2019 por ONGs ambientalistas como a Oceana Chile. Diretora jurídica da instituição, Javiera Calisto relembrou que muitas informações técnicas foram apresentadas em conversas com o governo. “Estamos diante de uma lei que busca mudar um paradigma, deixando para trás a cultura do descartável e recuperando o que é reutilizável. Esperamos a adesão e apoio geral à lei, pois o mais importante está por vir, que é obter sucesso na sua implementação”, afirmou.



Fonte: Anda - Mariana Dandara



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Como não repreender seu cachorro – Dicas de cuidados e educação

Leia Mais