Notícias

Conheça 10 alimentos ricos em melatonina para dormir melhor

Compartilhe:     |  21 de janeiro de 2021

melatonina é conhecida como o hormônio do sono, pois ajuda a regular os ritmos biológicos. Quando está presente em alta quantidade no organismo, provoca sonolência e queda da temperatura corporal, condições ideais para dormir bem. Mas pesquisas científicas também indicam que ela possui ação anti-inflamatória, antioxidante e fortalece o sistema imunológico.

A substânctia é produzida naturalmente pelo corpo, mas há ingredientes que estimulam seu desenvolvimento e contribuiem com a melhora do bem-estar. Conheça 10 alimentos que podem te ajudar a ter noites mais tranquilas:

1. Abacaxi
A fruta cítrica também contribui com a produção de serotonina, conhecida como o hormônio da felicidade. Comer um pedaço à noite é ideal para relaxar e deitar com pensamentos positivos.

2. Ameixa seca
A vitamina B6, o cálcio e o magnésio, presentes no alimento, estimulam a produção do hormônio do sono.

3. Aveia
Além de ricos em melatonina naturalmente, os grãos aumentam a quantidade de insulina na corrente sanguínea, o que provoca sonolência.

4. Cereja
A fruta decorativa de diversas sobremesas também é ótima para ser consumida in natura. É fonte de triptofano, aminoácido que beneficia a sintetização da melatonina, vitaminas e minerais.

5. Grão-de-bico
O alimento é uma ótima fonte de proteínas e de vitaminas, muito indicado para substituir carnes em dietas vegetarianas e veganas.

6. Kiwi
Além de linda e saborosa, a fruta pode contribuir com o aumento do tempo de descanso.

7. Leite de vaca
Tomar um copo de leite antes de dormir não é só “história de avó”, realmente faz bem para a saúde. Adicione uma colher de mel para fortelecer a imunidade.

8. Leite de amêndoas
Para quem não bebe leite de vaca, uma opção é o líquido extraído de amêndoas. Também oferece cálcio, ferro, vitaminas do complexo B e potássio para o organismo.

9. Nozes
Rico em triptofano, o ingrediente é indicado para incrementar saladas ou barras de cereais naturais. Ambas são ótimas opções de jantar ou lanche da noite.

10. Tâmara 
Nativa do Oriente Médio, a fruta é fonte de vitamina B5, fibras e propriedes tranquilizantes que estimulam a saúde do sono.



Fonte: Casa e Jardim - POR NATHALIA FABRO



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Alimentação natural para cães: dicas e cuidados

Leia Mais